A 6.ª e última jornada do Campeonato Nacional de Trial 4×4 foi marcante para o mangualdense António Henriques (Mister Reboques) que arrecadou o título de campeão absoluto de Trial 4×4 2016. A etapa realizou-se no passado dia 23 em Gandra, no concelho de Paredes, num dia em que a chuva fez as delícias dos amantes da modalidade, mas dificultando as provas. João Azevedo, Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, recebeu o atleta nos Paços do Concelho e deixou palavras de felicitação e de incentivo.
A pontuação a atribuir na classe Absoluto foi determinada pela classificação geral final de cada etapa nas classes Extreme, Proto e Super Proto, sendo que a equipa que conseguiu o maior número de voltas em cada prova foi quem mais pontuou para o Absoluto. O ‘Mister Reboques’, acompanhado por Marcelo Lopes foi, ao longo das seis etapas do campeonato, o piloto que mais pontos somou. Na prova de Gandra deu dez voltas ao circuito num Proto XS5 e foi assim que conseguiu o segundo melhor resultado, suficiente para se sagrar campeão Absoluto de Trial 4×4. Em Gandra, a equipa conseguiu o 2º lugar na classe de Proto e Absoluto.
A pista, que encantou as equipas e os espectadores, levantou sérias dificuldades às equipas mas fê-las lutar pela vitória. ‘Foi uma prova muito exigente, muito muito dura. Foram três horas intensas, mas valeu a pena.’ considerou António Henriques. A próxima prova acontece em março e até lá não vai ficar parado: ‘há passeios na zona, os chamados passeios turísticos que são ótimos para matar as saudades desta paixão’, disse o mangualdense que participa nestas provas há apenas dois anos. ‘Se me perguntassem há uns anos atrás diria que era impensável, mas o gosto pelo todo-o-terreno cativou-me. Tenho 51 anos e sou o piloto mais velho e com menos tempo’.
Rui Querido (Tibus Offroad/Ladricolor/STS) foi o grande vencedor da jornada de Gandra, tornando-se tricampeão nacional da Classe Proto; António Calçada (NordHigiene Team) foi o campeão nacional da classe Extreme; Manuel Morgado (Jot4x/Trial Cars) venceu na classe Promoção; Emanuel Costa (EC 4×4) na classe Super Proto; e Luís Carneiro (OffroadProjects/EA Smile/Von), sagrou-se campeão da classe UTV/Buggy. A etapa contou com a participação de 45 equipas divididas nas classes.
A gala de entrega de prémios está agendada para o dia 19 de novembro.
Se precisa de uma empresa para criação de sites profissionais pode contactar a empresa Livetech