A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso já recebeu o prémio Viver em Igualdade, uma iniciativa bienal, promovida pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), que visa distinguir Municípios com boas práticas na integração da dimensão da Igualdade de Género, Cidadania e Não Discriminação, quer na sua organização ou funcionamento, quer nas atividades por si desenvolvidas.
Apenas oito municípios do país receberam este prémio de excelência. A entrega realizou-se no dia 24 de outubro, em Lisboa, tendo a Póvoa de Lanhoso estado representada pela Vice-Presidente, Gabriela Fonseca. O Município Povoense foi o único do distrito a ser distinguido com este Prémio, que vem, uma vez mais, reconhecer o trabalho desenvolvido.
“Este prémio enche-nos de orgulho. Por um lado, é o reconhecimento das nossas boas práticas nesta área, mas, por outro, aumenta a nossa responsabilidade e o nosso comprometimento com o trabalho que queremos realizar. Julgo que é notável um concelho com a dimensão e as características do nosso ter já muito trabalho desenvolvido e vários reconhecimentos em diferentes áreas”, salienta Gabriela Fonseca.
De facto, pelo sexto ano consecutivo, também em 2015, a Póvoa de Lanhoso renovou a distinção de Autarquia + Familiarmente Responsável, atribuído pelo Observatório das Famílias Numerosas e tem em pleno funcionamento uma resposta que, aquando da sua criação em 2010, foi considerada pioneira no país, o SIGO – Serviço para a Promoção da Igualdade de Género.
De lembrar ainda que o município da Póvoa de Lanhoso também foi, recentemente, um dos cinco municípios escolhidos pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra para realizar os seus estudos sobre as boas práticas em Igualdade de Género implementadas pelos municípios (projeto “Local Gender Equality – Mainstreaming de género nas comunidades locais”), e, neste âmbito, a partilha de boas práticas tem sido uma realidade, nomeadamente através de uma deslocação a Oslo, na Noruega, no final do ano passado. Destaque ainda para a vinda de um grupo de Kyoto, no Japão, à Póvoa de Lanhoso, no último mês de setembro, a convite da CIG.
A par disto, recorde-se que o município foi considerado pela Organização Mundial de Saúde como “Cidade Amiga dos Idosos”, integra a “Rede Internacional de Cidades Educadoras” e prepara-se para ser reconhecida como “Cidade Amiga das Crianças”, sendo que a candidatura já foi aceite pelo Comité Português para a UNICEF.
Se precisa de empresa de email marketing pode ver a Livetech