Cultura, Póvoa de Lanhoso, Sociedade

Póvoa de Lanhoso formalizou Rede Concelhia de Bibliotecas

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, o Agrupamento de Escolas da Póvoa de Lanhoso e o Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio assinaram, na manhã desta terça-feira, 26 de outubro, um protocolo com vista à continuidade do Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE) do Município Povoense.

Pretende-se, com este documento, proporcionar apoio técnico especializado e recursos de informação às bibliotecas escolares da Póvoa de Lanhoso, formando uma Rede Concelhia de Bibliotecas.

“Esta é uma cerimónia simples, mas tem um significado muito grande para nós, pois finalmente estamos no bom caminho”, salientou a Vice-presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Gabriela Fonseca, isto depois de um longo caminho que teve de ser percorrido. “Quando se unem esforços as coisas tornam-se mais fáceis e os objetivos são alcançáveis mais facilmente”, acrescentou. Agradecendo o trabalho de técnicos e de professores bibliotecários, esta responsável também se dirigiu à coordenadora da rede interconcelhia de bibliotecas. “A Regina [Campos] tem-nos feito pedalar e não só. Sentimos que a Regina tem um grande carinho pela Póvoa de Lanhoso e tem sido uma amiga do nosso concelho”.

Presentes estiveram ainda o Vereador da Cultura e Turismo da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, André Rodrigues, os Diretores dos Agrupamentos de Escolas da Póvoa de Lanhoso, José Ramos, e Gonçalo Sampaio, Luísa Rodrigues, o coordenador interconcelhio da rede de bibliotecas, Paulo Isidoro, assim como professores bibliotecários e crianças. Estas brindaram de forma brilhante as pessoas presentes na Casa da Botica, com a leitura de textos e com animação musical.

Na mesma oportunidade, foi ainda apresentada a página eletrónica da rede concelhia (www.redebibliotecas-pl.pt), canal de comunicação preferencial para as crianças e jovens já inseridos no processo educacional, mas também com a comunidade. A disponibilização a partir desta plataforma do catálogo único é a mais-valia deste portal, que vai ainda conter notícias, um calendário, uma descrição das bibliotecas da rede e respetivos contactos e localização, ligações a blogs e a redes sociais, uma estante digital (com a disponibilização de eboosk), documentos, e que ainda permite pesquisas, nomeadamente ao nível do catálogo único, que permite o acesso a todos os livros de qualquer biblioteca.

“Resta-nos esperar que as nossas crianças e jovens também passem pelas nossas bibliotecas, que são bonitas e apelativas”, finalizou Gabriela Fonseca, tendo esta rede a finalidade do desenvolvimento progressivo das literacias e da construção de hábitos de leitura.

Na rede de bibliotecas escolares estão abrangidas as bibliotecas do Agrupamento de Escolas da Póvoa de Lanhoso (biblioteca da Escola Secundária e a Biblioteca da EBI do Ave), as bibliotecas do Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio (EB 2,3 Prof. Gonçalo Sampaio, Biblioteca do Centro Educativo do Cávado, Biblioteca do Centro Educativo D. Elvira Câmara Lopes, Biblioteca da EB1/JI da Póvoa de Lanhoso e biblioteca do Centro Educativo António Lopes) e a Biblioteca do Município da Póvoa de Lanhoso (que funciona na Casa da Botica).

Se precisa de uma agência de SEO? Fique a conhecer a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *