‘Pegada Zero – I Jornadas de Turismo de Natureza – PNPG – Melgaço 2016’ decorreu durante estes últimos quatro dias em Melgaço. O evento foi o resultado de sinergias entre Empresas de Animação, Restauração, Alojamento, e entre a Comunidade local em prol da divulgação do riquíssimo património natural da região.
O evento, da organização da Câmara Municipal, em parceria com entidades locais, foi ‘Uma excelente forma de Melgaço se vir a assumir cada vez mais como destino de Natureza’, considerou Manoel Batista, autarca de Melgaço, na apresentação do evento, destacando que Melgaço tem muitas potencialidades para os turistas: ‘Queremos mostrar as nossas riquezas nesta área, envolvendo todos os agentes que atuam na região. Melgaço tem um grande conjunto de oportunidades de negócio que poderão ser aproveitadas pelos empresários e por isso mesmo estamos recetivos para acolher ideias de negócio que promovam o nosso município e que o assumam como destino de Turismo de Natureza.’
Operadores turísticos, blogueiros, jornalistas e turistas participaram nas várias atividades contempladas no evento e que permitiram apresentar a região, as suas gentes e costumes, mostrando que em Melgaço é possível viver momentos de aventura e adrenalina, em segurança. A organização garante que este foi o primeiro de muitos eventos em Melgaço em torno da temática ‘Turismo de Natureza’ e que tudo será feito para a conservação deste património natural.
OPORTUNIDADES ÚNICAS PARA VIVER MELGAÇO
Melgaço possui uma enorme variedade de paisagens possíveis de observar através de diversas formas, que fazem de qualquer ‘passeio’, por mais pequeno que seja, um prazer de descoberta; e habitats naturais, com condições que permitem a realização de programas de observação de espécies autóctones.
Assim, do programa constaram várias atividades e ações, tais como rafting, canyoning, percursos pedestres, provas de alvarinho, Tour à Serra da Peneda, percursos de BTT, batismo hípico, primitive race, arvorismo, slide, rappel, escalada e para os mais curiosos a possibilidade de observarem as Cabras Montês, uma espécie rara em Portugal, existindo apenas na Serra do Gerês e na Serra Amarela. O evento ofereceu ainda a possibilidade de se participar em workshops:
‘Plantas e sabores’ (uso de plantas aromáticas/medicinais da região), ‘ Fotografia de Natureza’ e ‘ Workshop de Pão Castrejo’. Os mais novos (a partir dos seis anos) também foram contemplados, com diversas atividades educativas que decorrerem durante as oficinas temáticas.
Situado na Área Protegida mais importante de Portugal, o Parque Nacional da Peneda-Gerês, e integrado na Reserva Mundial da Biosfera, Melgaço é uma terra que celebra a vida e tudo o que ela tem de bom para o corpo e para o espírito.
VÁRIOS ESPECIALISTAS DEBATERAM O TURISMO DE NATUREZA
De forma a comprovar que em Melgaço é possível viver momentos de aventura e adrenalina com segurança, no sábado, decorreu o colóquio ‘Rios e Montanha, Aventura e Segurança’ onde participaram especialistas de renome como Carla Rodrigues – Técnica Superior da ADERE Peneda-Gerês; António Marques Vidal – Presidente da Direção da APECATE (Associação Portuguesa das Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos); Pedro de Faria Pacheco – Formador de Turismo Aventura e Trabalhos em Altura/Diretor técnico da Trilho; Carlos Fernandes – Comandante do Grupo Intervenção Proteção e Socorro (GIPS), Subagrupamento de Montanha GNR-UI-GIPS; e Maria do Céu Osório – Técnica Superior (PNPG/ICNF).
MELGAÇO, O MUNICÍPIO MAIS A NORTE DE PORTUGAL!
O município de Melgaço é limitado a norte e leste pela região da Galiza, confronta com o Rio Minho e está inserido numa importante região montanhosa, cujos valores patrimoniais e ambientais são referência reconhecida internacionalmente. Região verdejante, tipicamente Minhota, de forte e fértil vegetação, onde se fabrica uma das mais sublimes castas de vinho verde, o famoso Alvarinho, Melgaço orgulha-se do seu bonito património histórico, cultural e arquitetónico, inserido no maravilhoso Parque Nacional da Peneda-Gerês. É uma terra rica em tradições, histórias, lendas e testemunhos de vivências passadas e detentor de uma rica e saborosa gastronomia.
A sua beleza natural, o clima, o património histórico, a gastronomia, o bom acolhimento e a simpatia das pessoas são alguns dos motivos pelos quais muitos escolhem Melgaço para descansar, o Município Mais a Norte de Portugal!
Precisa de calçado ortopédico verifique na Lola