
A Câmara Municipal de Guimarães vai rampear os acessos a duas centenas de passagens de passadeiras para peões no centro da cidade, concluindo um plano de acessibilidade que tem por objetivo tornar todo o perímetro da cidade mais acessível a pessoas com mobilidade condicionada, eliminando barreiras urbanísticas e arquitetónicas no espaço público, privilegiando o design inclusivo.
A intervenção irá contribuir para a melhoria da qualidade de vida de todos os munícipes e, em especial, das pessoas com necessidades especiais, proporcionando-lhes uma utilização plena dos espaços públicos, no âmbito de um plano de renovação e modernização da estrutura de mobilidade, criando maiores níveis de conforto e segurança, além de melhorar a qualidade visual da paisagem urbana e, sobretudo, a mobilidade viária e pedonal.
O Parque de Estacionamento da Mumadona é um dos espaços públicos onde a Câmara Municipal está já a trabalhar no sentido de melhorar as condições de acessibilidade de pessoas com mobilidade condicionada. De acordo com o autor do projeto, Siza Vieira, a criação de uma plataforma de acesso pelas escadas é a possibilidade que está originalmente contemplada.
O Presidente do Município, Domingos Bragança, considera que a instalação de um elevador no local ajardinado com camélias, no meio do parque, resolveria todos os impedimentos, facilitando o acesso de pessoas em cadeiras de rodas, carrinhos de bebé, grávidas, crianças de colo e visitantes com mobilidade reduzida.
Outro projeto de acessibilidade que está em curso é a instalação de um elevador no edifício de Santa Clara, onde se situam os diferentes serviços e departamentos da Câmara Municipal de Guimarães. O acesso ao piso superior da Autarquia, onde se encontra igualmente o Salão Nobre dos Paços do Concelho, reforçará a política de promoção de acessibilidades, consolidando a componente de serviço público enquanto espaço integrador.