
A Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha assinou, na tarde de 11 de outubro, os primeiros contratos de projetos no âmbito do Regulamento de Incentivos à Criação do Próprio Emprego. Na segunda edição do programa, a Autarquia vai conceder incentivos financeiros a 14 projetos, que deverão criar 25 postos de trabalho.
“Felizmente há pessoas que saem da sua zona de conforto, são otimistas e lutam contra a maré”, afirmou António Loureiro, Presidente da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, na sessão de assinatura dos contratos, que decorreu na Biblioteca Municipal. Fazendo um balanço dos dois anos do projeto, o Autarca referiu que houve um aumento significativo de candidaturas, de 15, em 2015, para 26, em 2016. Salientou ainda que as 12 empresas apoiadas no ano passado continuam a “trabalhar no terreno”, tendo criado 19 postos de trabalho.
Os novos projetos apoiados no âmbito do Regulamento de Incentivos à Criação do Próprio emprego abarcam diversas áreas, como a consultoria, o desenvolvimento de aplicações web, a produção e comercialização de produtos artesanais, a manutenção de veículos híbridos e elétricos e a criação de serviços de barbearia, instalações elétricas, fotografia e animação turística, entre outros. Os 14 projetos apoiados podem ser consultados aqui.
O Regulamento de Incentivos à Criação do Próprio Emprego é um projeto pioneiro no país que visa atrair ideias de negócio e novas empresas para o Concelho, contribuir para desenvolvimento da economia local e dinamizar as condições de empregabilidade. Através do programa municipal, as novas empresas vão poder usufruir de uma bolsa de incentivos mensal e de um conjunto de apoios à contratação de serviços externos. No total, os empreendedores que instalem as suas empresas no Concelho de Albergaria-a-Velha podem beneficiar até 4000 euros num ano, não reembolsáveis. Os incentivos atribuídos no âmbito do programa são cumuláveis com outros de natureza pública ou privada.