No âmbito das Comemorações dos 90 Anos da Emancipação Concelhia de S. João da Madeira, a Câmara Municipal dá início, neste mês de outubro, a um ciclo de espetáculos na Casa da Criatividade que visa enaltecer as raízes sanjoanenses.
Sob o título Raízes, esta iniciativa promove a multifacetada riqueza das associações sanjoanenses, que são as protagonistas desses espetáculos, dando testemunho do dinamismo cultural da cidade e contribuindo para a preservação do património imaterial do Município.
Este ciclo abre nesta sexta-feira, às 21h30, com o Concerto de Aniversário da Banda de Música de S. João da Madeira, que está a celebrar 153 anos (foi fundada a 7 de outubro de 1863). Neste espetáculo participam também as danças de salão do Centro de Cultura e Desporto (CCD) da cidade e o grupo “Clarínetíssimo Ensemble”, do vizinho município de Santa Maria da Feira. A entrada é gratuita.
153 anos, com muita juventude
Sendo a mais antiga instituição do concelho sanjoanense, a Banda de Música destaca-se igualmente por outros atributos, para além da sua longevidade. “Não é na antiguidade da associação que vivemos, mas sim na sua Juventude e Mocidade, como prova a baixa média de idades do seu corpo musical e a juvenilidade da escola de música”, destacam os seus responsáveis.
“Não pretendemos que a mais antiga instituição do concelho seja vista como uma idosa que devemos cuidar e sustentar, mas sim como uma filha que queremos que cresça, que prospere e que desenvolva de forma a estar integrada numa sociedade livre, responsável e consciente da sua importância e utilidade”, acrescentam a Direção da instituição e o Maestro José Belinha.
Dando os “parabéns à Banda e a todos aqueles que foram e têm sido ‘pais e mães’ desta coletividade”, os seus responsáveis convidam os Sanjoanenses e não só para este concerto de aniversário a realizar no principal palco da cidade: a Casa da Criatividade.