O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Manuel Baptista, assinou no passado dia 27 de setembro o contrato entre a autarquia e o Ministério da Educação com vista à “Requalificação e Modernização das Instalações da Escola Básica Gonçalo Sampaio”, na Vila da Póvoa de Lanhoso.
A assinatura, realizada em Mondim de Basto, contou com a presença da Secretária de Estado da Educação, Alexandra Leitão.
Este é um projeto com um investimento de 2.500.000€, financiado pelo Programa Operacional Regional do Norte, o NORTE 2020, pelo Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) em 85%, ou seja, em 2.125.000€.
Este contrato irá assegurar o financiamento para a requalificação daquele estabelecimento de ensino emblemático do Concelho, em funcionamento desde o ano letivo 1984/1985 e por onde passaram gerações sucessivas de Povoenses. O investimento será suportado por fundos comunitários e, em partes iguais, pela autarquia Povoense e pelo Ministério da Educação.
Em novembro de 2015, o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Manuel Baptista, e a Vereadora da Educação, Gabriela Fonseca, visitaram a EB 2,3 Prof. Gonçalo Sampaio, de modo a inteirarem-se, no terreno, das suas principais necessidades, com vista à sua requalificação, numa visita conduzida pela diretora do Agrupamento de Escolas, Luísa Rodrigues, e pelo subdiretor, Júlio Gonçalves.
É convicção do Município da Póvoa de Lanhoso e da Direção da Escola que a intervenção prevista contribuirá, indubitavelmente, para o sucesso escolar dos alunos e para o bem-estar de toda a comunidade escolar.
Após a construção de três Centros Escolares, nos últimos anos, esta será a principal intervenção em termos de melhorias de infraestruturas físicas em estabelecimentos de ensino. As obras começarão no próximo ano.

