Celorico de Basto, Sociedade

Município de Celorico de Basto submete candidatura para Centro Interpretativo da Igreja de Santa Maria de Veade

A candidatura submetida ao Programa Operacional Regional Norte 2020 – Património Cultural incide na recuperação e adaptação de um edifício localizado junto à igreja de Veade que será transformado em Centro Interpretativo da Igreja de Santa Maria de Veade, integrado com a Rota do Românico. Esta candidatura visa também, a valorização da envolvente com recuperação do Calvário.

“Esta candidatura pretende valorizar e reaproveitar o património arquitetónico e cultural da igreja de Veade, uma igreja inserida na Rota do Românico com marcas indissolúveis do estilo arquitetónico” disse o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva. “Esta candidatura assenta na reabilitação do edifício, preservando as características arquitetónicas que ele possui, repondo e/ou substituindo elementos que se encontrem num estado de degradação avançado. Será um espaço que irá reforçar a oferta cultural da região” disse.

Esta candidatura irá permitir uma intervenção parcial no edifício dotando-o de estruturas necessárias ao seu bom funcionamento com condições de acolhimento ao público, condições de exposição e divulgação cultural que permitam o desenvolvimento de projetos pedagógicos.

O edifício compreende 2 pisos mas a intervenção crucial irá decorrer no piso superior correspondendo à área de exposição e interpretação da Rota do Românico e das origens e transformações da Igreja de Santa Maria de Veade. Este espaço expositivo será apoiado por 3 salas para apoio pedagógico, 1 sala para apoio administrativo e uma instalação sanitária acessível a pessoas com mobilidade condicionada.

A outra parte da empreitada tem por objetivo a recuperação do percurso da Via-Sacra, um percurso com cerca de 290 metros e uma diferença altimétrica de 23 metros. A intervenção proposta consiste na pavimentação da totalidade do percurso e na criação de plataformas niveladas definindo as várias estações do calvário, bem como, a reconstrução dos cruzeiros danificados e em falta.

O valor estimado para esta empreitada rondará os 150 mil euros.

Se precisa de Agência de branding pode falar com a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *