O Arciprestado de Celorico de Basto em parceria com o Município de Celorico de Basto promoveu o jubileu do idoso, inserido nas celebrações do ano da Misericórdia. Estas celebrações do Jubileu do Idoso decorreram na igreja Matriz de S. Pedro, em pleno dia Internacional do Idoso, a 1 de outubro.
Estas cerimónias procuraram assinalar, no âmbito do ano da misericórdia, o Dia Mundial do Idoso. “Vivemos um ano de jubileu extraordinário instituído pelo Papa Francisco, o Ano da Misericórdia e achamos, em parceria com o Município de Celorico de Basto, que este dia, mundialmente instituído como Dia Mundial do Idoso, seria o dia indicado para proporcionar aos nossos idosos o jubileu ” disse Albano Costa, Arcipreste de Celorico de Basto, que presidiu as cerimónias. “Este jubileu contou com várias celebrações como a entrada da Porta Santa, com cerimónias próprias, uma vez que a igreja matriz de S. Pedro foi a única igreja local designada como jubilar. Tivemos ainda confissões, com muitos participantes, e a eucaristia” disse.
Estas cerimónias contaram com a presença dos párocos do arciprestado de Celorico de Basto e com o apoio dos colaboradores da Câmara Amiga que apoiaram na realização das cerimónias. Os idosos, muitos dos quais integram o programa Celorico a Mexer, tiveram acesso a transporte facultado pelo município de Celorico de Basto.
“Os nossos idosos merecem toda a atenção e carinho, por isso procuramos atuar no sentido de encontrar todos os meios e formas de os exaltar, valorizando-os pelas suas crenças e vivências” destacou Joaquim Mota e Silva, presidente do Município de Celorico de Basto. “Estas cerimónias promovidas pelo arciprestado são sempre muito bem recebidas e acarinhadas pelos idosos, que vivem a fé com devoção e entrega” realçou.
Recordar que as cerimónias inerentes ao Ano da Misericórdia encerram em Celorico de Basto a 13 de novembro, com uma missa de ação de graças pelo ano jubilar presenciada por todos os párocos do arciprestado na igreja matriz de S. Pedro, em Britelo.

