O atleta Abílio Valente, que foi medalha de bronze, por equipas, na categoria de boccia BC1/Bc2 nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, no Brasil, foi homenageado pela Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis.
A homenagem visou distinguir o “feito histórico” do jovem atleta oliveirense e insere-se na prática, já habitual, do município em reconhecer quem prestigia e promove o nome de Oliveira de Azeméis.
“É uma honra ter um atleta desta dimensão”, afirmou o presidente da Câmara, Hermínio Loureiro, na receção ao atleta que decorreu na biblioteca municipal Ferreira de Castro.
O autarca elogiou as qualidades de Abílio Valente desejando que “esta seja a primeira de muitas medalhas a conquistar porque ele ainda tem um longo caminho a percorrer”.
A conquista da medalha de bronze foi “um feito desportivo de relevância extraordinária”, assinalou Hermínio Loureiro, recordando que “todos nós sentimos um enorme orgulho ao vermos a bandeira portuguesa a ser hasteada”.
Segundo o autarca, o município possui “uma estratégia definida para o desporto”, incluindo o desporto adaptado, “criando condições para estes super-atletas nos dar estas alegrias”.
O presidente da Assembleia Municipal, Jorge Oliveira e Silva, sublinhou o esforço do homenageado em cumprir os treinos e em alcançar os seus objetivos.
“Estamos aqui a dar-lhe força e a dizer-lhe que pode contar connosco para ganhar mais medalhas”, disse.
Orgulhoso pela medalha conquistada e por representar Portugal, Abílio Valente vê coroado o seu trabalho de quatro anos num momento que descreve como “inesquecível”.
Esta foi a segunda participação do atleta de Oliveira de Azeméis em Jogos Paralímpicos. Na primeira presença neste tipo de competição, em Londres (2012), Abílio Valente não conquistou nenhuma medalha mas a vontade de vencer levou-o ao pódio quatro anos depois nos jogos do Rio de Janeiro.
A equipa portuguesa formada por Abílio Valente, António Marques, Cristina Gonçalves e Fernando Ferreira, vingou-se da derrota com a Argentina na fase de grupos conseguindo impor-se (6-2) no jogo que deu a Portugal a 90ª medalha para Portugal em Jogos Paralímpicos.
Se precisa de Agência de design gráfico pode ver a Livetech