A secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Catarina Marcelino, esteve no Montijo, no dia 20 de setembro, para a assinatura de uma Carta de Compromisso com a Santa Casa da Misericórdia do Montijo para financiamento do Centro de Apoio à Vida desta instituição.
“Um projeto que promove a cidadania, a igualdade, o empoderamento e a emancipação das mulheres”, afirmou a secretária de Estado, ressalvando que o CAV da Santa Casa da Misericórdia do Montijo encerra uma característica que o distingue a nível nacional, pois “não só faz apoio social, como tem a particularidade de encontrar formação e/ou emprego para as mulheres que apoia, por forma a promover a autonomização das suas vidas”.
O provedor da Santa Casa da Misericórdia do Montijo, José Manuel Braço Forte, fez um balanço do trabalho desenvolvido até ao momento pelo CAV. A funcionar desde fevereiro de 2015, já proporcionou resposta a 59 processos de acompanhamento a mulheres grávidas do Montijo e de outros concelhos vizinhos.
José Manuel Braço Forte agradeceu o apoio da secretária de Estado e revelou, também, que o CAV está a preparar novas ações, nomeadamente a “criação de um grupo de voluntários, assim como ações de formação nas escolas para tentar reduzir os números da gravidez na adolescência”.
O presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, associou-se a esta cerimónia que permite, como afirmou, “a modernização dos serviços sociais no Montijo. Esta parceria entre o Governo e a Misericórdia do Montijo reveste-se da maior relevância dado o atual momento de recuperação do Estado Social, assumindo um compromisso com a solidariedade, a igualdade, a fraternidade e o bem-estar social de todos os montijenses”.
Este apoio da secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade traduz-se na atribuição à Santa Casa da Misericórdia do Montijo da quantia de 24 mil euros para custear, durante o corrente ano, as despesas associadas ao funcionamento do CAV.
Com o CAV no Montijo, a Santa Casa da Misericórdia pretende, por um lado, colmatar uma lacuna local neste tipo de respostas sociais e, por outro lado, responder a uma necessidade do próprio país, apoiando e trabalhando esta temática, com o objetivo geral de apoiar e acompanhar adolescentes, mulheres grávidas e puérperas na definição e prossecução do seu projeto de vida.
Se precisa de uma empresa de SEO para posicionar melhor o seu site? Contacte a Livetech