Seia adere ao Dia Europeu sem carros

Date:

A Câmara Municipal de Seia volta a associar-se, no dia 22 de setembro, ao Dia Europeu Sem Carros. A iniciativa insere-se na Semana da Mobilidade Europeia e pretende consciencializar os cidadãos para os efeitos que a sua escolha nas deslocações diárias terão na qualidade do ambiente, convidando-os a optar por meios de transporte sustentáveis.

Da campanha para uma mobilidade sustentável levada a cabo pela autarquia senense constam ações de sensibilização nas escolas, a disponibilização de bicicletas elétricas nos museus municipais e centro de interpretação e o uso gratuito do VaieVem. O convite é para todos os munícipes experimentarem, neste dia, alternativas ao uso do carro, seja a pé, de bicicleta, de transportes públicos ou noutro meio de transporte não motorizado. Como forma de incentivo, a autarquia não irá cobrar bilhete nos transportes urbanos VaieVem e desafia a população a experimentar veículos mais ecológicos, como é o caso das bicicletas elétricas. No que diz respeito à mobilidade, a Câmara vai ainda promover um sorteio junto dos utilizadores do VaieVem, que prevê a oferta de bilhetes e passes.

Do programa constam ainda o visionamento do filme “Amanhã”- Realizador Cyril Dion, no Cineteatro da Casa Municipal da Cultura, pelas 21:30 horas, no decorrer da apresentação do 22º CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental, que acontece em Seia de 8 a 15 de outubro.

O Dia Europeu sem Carros assinala-se por toda a Europa e é uma campanha anual sobre a mobilidade urbana sustentável, organizada pela Coordenação Europeia, com o apoio da Direção-Geral do Ambiente e dos Transportes da Comissão Europeia.

O desafio foi colocado pela União Europeia, que a fim de se transformar numa economia de baixas emissões energeticamente eficiente, adotou uma série de metas ambiciosas no que respeita ao clima e energia, a serem cumpridas até 2020. Estas medidas incluem uma redução de 20% das emissões de gases de efeito de estufa, um aumento de 20% da eficiência energética e uma quota de energias renováveis, 20% do consumo total de energia. Um dos principais desafios na concretização desses objetivos é o crescente volume de viagens asseguradas por veículos particulares, que dependem predominantemente de combustíveis derivados do petróleo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Lumen Vocis Ensemble Coral apresenta concerto “Das trevas à luz” na Branca

O Lumen Vocis Ensemble Coral apresenta no próximo 25...

Vila Nova de Gaia promove ações de sensibilização sobre o impacto dos ecrãs na saúde e educação

O projeto «Crescer Curioso», desenvolvido pela Mirabilis, vai percorrer...

Equipa da Ferreira de Castro conquista 3.º lugar na final da Game Jam: Fab Games

A equipa Log Bait, do Agrupamento de Escolas Ferreira...

Feira da Foda 2025: Monção celebra a tradição gastronómica com grande festa

A vila de Monção prepara-se para receber mais uma...