Concurso recupera de novo tradições da doçaria de Oliveira de Azeméis

Date:

A criação da categoria “Iguaria saudável 2016”, associada à luta contra a diabetes, é a novidade da 3ª edição do Concurso Municipal de Doçaria de Oliveira de Azeméis que se realiza nos dias 22 e 23 de outubro no pavilhão municipal António Costeira.

Numa ação preventiva e decorrente da adesão do município ao projeto Não à Diabetes, da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal, o concurso será, segundo a organização, uma oportunidade para alertar as pessoas para a mudança de hábitos nefastos para a saúde através da redução de açúcares, farinhas e gorduras.

Na apresentação do evento, Hermínio Loureiro, presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, mostrou-se satisfeito pelo concurso de doçaria “enquadrar estas questões de saúde” sendo “uma forma de sensibilizar as pessoas para hábitos alimentares saudáveis”.

A autarquia oliveirense é, juntamente com Braga, o município piloto na implementação do projeto na área da Administração Regional de Saúde do Norte e se a aplicação do programa for positiva, “a experiência poderá ser replicada por todo o país”, disse a vereadora Gracinda Leal.

O concurso municipal de doçaria destina-se a promover, valorizar, criar, recriar e divulgar os doces genuínos de Oliveira de Azeméis, procurando introduzir “um toque de inovação” e privilegiando, na confeção, matérias-primas de Oliveira de Azeméis ou que, pelo menos, sejam transformadas no concelho.

“Este concurso elege a melhor iguaria, enriquecendo o projeto ‘Sabores de Azeméis’ que já conta com o Prémio Terra de Culinária 2105”, afirmou Manuel Tavares, presidente da Associação Comercial de Oliveira de Azeméis e Vale de Cambra (ACOAVC), a entidade organizadora do evento, em parceria com a Câmara de Oliveira de Azeméis.

A iniciativa integra a aposta da autarquia na gastronomia local sendo encarada como “um fator de atração de turistas”.
“Queremos que a gastronomia seja um fator para atrair mais pessoas ao concelho”, sublinhou o presidente da Câmara, destacando um conjunto de eventos que irão concentrar elevado número de pessoas. Os primeiros eventos são já este fim-de semana (Há festa na Aldeia e um jogo da seleção nacional de basquetebol), seguindo-se, no dia 17, a Noite Branca.

O mês de Outubro será dedicado à gastronomia com a realização do Concurso Municipal de Doçaria e do 3º Congresso Nacional de Turismo de Culinária, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Turismo de Culinária e Economia (APTECE).

Sobre o concurso, Hermínio Loureiro disse que irá “despertar talentos adormecidos na área da confeção da doçaria”, recuperando tradições e divulgando “este importante património”.

O concurso destina-se a padarias, pastelarias e estabelecimentos similares do concelho. Na modalidade “Melhor Iguaria 2016” cada candidato pode apresentar o máximo de duas iguarias cuja confeção deverá utilizar, pelo menos, dois produtos da região, privilegiando as farinhas, o pão, o arroz, o café, o mel, os laticínios e o a manteiga.

Na modalidade “Iguaria Saudável 2016” cada candidato só poderá apresentar uma iguaria, não sendo esta participação obrigatória.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Lumen Vocis Ensemble Coral apresenta concerto “Das trevas à luz” na Branca

O Lumen Vocis Ensemble Coral apresenta no próximo 25...

Vila Nova de Gaia promove ações de sensibilização sobre o impacto dos ecrãs na saúde e educação

O projeto «Crescer Curioso», desenvolvido pela Mirabilis, vai percorrer...

Equipa da Ferreira de Castro conquista 3.º lugar na final da Game Jam: Fab Games

A equipa Log Bait, do Agrupamento de Escolas Ferreira...

Feira da Foda 2025: Monção celebra a tradição gastronómica com grande festa

A vila de Monção prepara-se para receber mais uma...