Início Temas Desporto Indicação de última hora dá vitória ao sprint

Indicação de última hora dá vitória ao sprint

0
Indicação de última hora dá vitória ao sprint

José Gonçalves não estava indicado para entrar a “matar“ na reta da meta mas, à última hora, o diretor desportivo da Caja Rural disse-lhe que seria ele a tentar a vitória no empedrado do centro de Castelo Branco porque o companheiro Eduard Prades, vencedor neste local no ano passado, estava com um problema técnico. Bem dito bem feito! No final da 7ª etapa da 78ª Volta a Portugal Santander Totta assistiu-se a uma discussão ao sprint com José Gonçalves a bater, em cima da linha de meta, Samuel Caldeira (W52-FC Porto) que, pelo terceiro ano consecutivo na cidade albicastrense, foi segundo classificado. Francesco Gavazzi (Androni Giocattoli/Sidermec) fez terceiro.

“Não estava com a ideia de sprintar mas, claro, isso muda-se rápido. Somos profissionais. Disseram-me a cinco quilómetros da chegada que era para eu sprintar, nem fazia conta de estar aqui com os primeiros, mas quando soube dei o máximo. Esperei o momento certo para não me precipitar e arrancar demasiado cedo ou tarde demais. Arranquei a 200 metros e tive a estrada toda para mim,” disse José Gonçalves, sorridente, antes de subir ao pódio. Com a chegada em bloco cronometrada com o mesmo tempo para todo o pelotão, Rui Vinhas (W52-FC Porto) segurou a Camisola Amarela Santander Totta e manteve a mesma vantagem para o companheiro de equipa Gustavo Veloso, segundo classificado a 2’25’’ e o corredor mais regular em prova que lhe atribui a Camisola Verde Rubis Gás. Daniel Silva (Rádio Popular-Boavista) é terceiro a 2’53’’.

A três dias do final da competição, o melhor jovem em prova continua a ser o russo Alexandre Vdovin (Lokosphinkx) e veste a Camisola Branca RTP. Desde 2009 que a cidade albicastrense não assistia a um triunfo português, o último foi Manuel Cardoso (Liberty Seguros).

 

Etapa calma com chegada rápida
Depois da etapa rainha, onde imperou a montanha, os 121 corredores sobreviventes da 78ª Volta a Portugal Santander Totta apresentaram-se para esta etapa, em Figueira de Castelo Rodrigo, com objetivo de cumprir 182km. Sem qualquer contagem de montanha, o dia apresentava-se ideal para os roladores e velocistas que podiam dar o ar da sua graça na meta em Castelo Branco.

Com cerca de 20km de prova começou a ser formado o quinteto que estaria na fuga do dia. O grupo conseguiu ganhar cerca de cinco minutos ao pelotão, mas na primeira passagem pela meta já só restavam três unidades e a faltarem apenas dois quilómetros para a chegada os sobreviventes foram “engolidos” pelo grande grupo. Com as várias equipas a prepararem os homens mais rápidos para atacarem o sprint, abriram-se as cortinas para o espetáculo no famoso empedrado da Avenida Nuno Álvares.
Quem é José Gonçalves?
Nasceu a 13 fevereiro 1989, em Roriz (Barcelos). Foi Campeão Nacional de estrada, em 2011, na categoria Sub-23 e Elite no ano seguinte. Em 2013 saiu de Portugal para vestir as cores da equipa francesa La Pomme Marseille e não mais voltou. Em 2015, a espanhola Caja Rural recebeu-o assim como ao irmão gémeo Domingos Gonçalves. No ano passado já tinha dado nas vistas na Volta a Portugal quando venceu uma etapa e acabou desclassificado numa outra. Esta temporada José Gonçalves ganhou a Volta à Turquia.

 

Dia de estreias com a Volta no Oeste

O dia mais longo da 78ª Volta a Portugal Santander Totta discute-se, esta sexta-feira, em plena região Oeste e acrescenta mais duas localidades à longa lista de locais de partidas e chegadas de etapa. São duas estreias. A caravana parte às 11h55 do Sítio da Nazaré, o emblemático centro histórico da vila nazarena, para os longos e duros 208,5 km. Há cinco anos que a Volta a Portugal não tinha uma tirada tão longa. A etapa vai terminar em Arruda dos Vinhos e até lá o pelotão terá de enfrentar, entre outras, as dificuldades da subida ao Alto de Montejunto, onde estará instalado um Prémio de Montanha de 2ª categoria.

5 agosto | 8ª Etapa
Nazaré (Sítio) – Arruda dos Vinhos | 208,5 Km
Hora da Partida – 11h55
Hora Prevista Chegada – 17h15

Todas as informações da 8ª etapa em:
www.volta-portugal.pt/etapas/phps/etapa_home.php?etapa=8

 

Alterações na penúltima etapa da Volta
A organização da 78ª Volta a Portugal Santander Totta comunica que vai proceder a alterações na etapa de sábado que vai ligar Alcácer do Sal a Setúbal para salvaguardar questões de segurança na travessia do concelho setubalense. A etapa terá uma alteração de percurso com redução de cerca nove quilómetros totalizando 176,1km com partida às 12h45.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui