Aquele que é muito provavelmente o maior evento organizado pela Área Metropolitana do Porto (AMP), realiza-se em S. João da Madeira, na terça-feira, 26 de julho. Trata-se da 10.ª edição do Dia Metropolitano dos Avós, que decorre no Pavilhão Municipal das Travessas, das 13h30 às 17h00, com um diversificado programa de animação que inclui os grupos Trocopasso e Abbakadabra, danças latinas e a artista Maria Lisboa.
São esperados perto de 5 mil avós de 14 concelhos da AMP, entre os quais cerca de 200 sanjoanenses. Todos eles vão ter a oportunidade de assistir, logo na abertura do evento, à atuação de crianças de jardins de infância de S. João da Madeira. Para as 15h00 está prevista a intervenção do Presidente da Câmara, Ricardo Oliveira Figueiredo, que dará as boas-vindas aos avós presentes.
Mantendo o seu carácter intermunicipal, de reconhecimento e valorização do papel que os avós desempenham na comunidade, este evento privilegia a oferta cultural e recreativa dos concelhos da AMP, reforçando, assim, toda a sua dimensão metropolitana.
O Dia dos Avós foi formal e legalmente instituído em 2003 pela Resolução da Assembleia da República n.º 50/2003, para reforçar o papel dos avós na educação dos netos. Pretende chamar a atenção para a sua função enquanto educadores e referências de afeto, na transmissão de valores e cultura ao longo das gerações.
Assim, pretende-se com esta iniciativa promover a interculturalidade e a intermunicipalidade, valorizar o trabalho desenvolvido com a comunidade sénior, pelos diversos grupos e associações de voluntariado local e reconhecer o contributo das pessoas mais velhas enquanto membros ativos da comunidade, nomeadamente na sua ação ao nível do voluntariado.
Se precisa de Empresa de desenvolvimento de web pode ver a Livetech