A II edição do evento “Há Festa na Aldeia do Burgo” contou com a adesão de muitos foliões, que vibraram com as inúmeras atividades: torneio de fisga, o passeio de bicicletas antigas, a prova dos típicos vinhos das Terras de Felgueiras, a eucaristia em honra de S. Bento, a visita guiada ao Mosteiro de Pombeiro, ou até um espetáculo de percussão.
Nesta edição, o evento teve lugar nas imediações do Mosteiro de Pombeiro e a envolvência da população foi notória contando com a participação de habitantes das freguesias de Vila Fria e de Pombeiro.
O presidente da Câmara, Inácio Ribeiro focou o facto de esta atividade agregar a preservação e proporcionar a todos reviverem a cultura e as tradições muitas vezes guardadas na memória.
O Bordado de Filé é um dos símbolos desta iniciativa, onde participam várias bordadeiras.
O autarca sublinhou a importância dos bordados de Filé para esta comunidade e a importância de fazer “renascer” esta atividade. “Há uns anos, o dinheiro amealhado na venda destas peças únicas contribuía para o sustento de muitas famílias. Todos nos lembramos da exposição desta renda ao longo da EN101. Mais do que uma atividade económica é uma cultura”.
Em jeito de balanço, o edil realçou o facto de já haver muitos interessados em desenvolver o negócio relacionado com o filé “É gratificante constatar que as atividades promovidas pela autarquia servem de motivação para a dinamização de atividades, muitas vezes esquecidas”, concluiu o autarca.
A vereadora das Atividades Económicas e do Turismo, Adelina Silva frisou o sucesso da atividade e realçou “que o evento é para repetir nos próximos anos”.
Se precisa de Empresa de desenvolvimento de web pode ver a Livetech