Celebrado anualmente a 18 de maio, o Dia Internacional dos Museus é uma criação do ICOM – Conselho Internacional dos Museus, que promove a organização de diversas iniciativas.
Sob o tema “Museus e Paisagens Culturais”, pretende-se este ano “promover a ideia de museu enquanto centro territorial de uma proteção ativa da paisagem cultural”, de acordo com o site da Direção Geral do Património Cultural.
Esta entidade, em parceria com a Rede Portuguesa de Museus, é responsável pela promoção da iniciativa, à qual o Museu Militar de Elvas (MME) se associou por via da sua integração na referida rede.
O MME desenvolveu uma iniciativa especialmente criada para a ocasião, na qual convida o público a conhecer o património de Elvas visto da cortina do casarão.
“Elvas vista da Cortina do Casarão” decorre no dia 18, a partir das 10h30, no Museu Militar de Elvas. Esta visita guiada tem a duração de 45 minutos, com inicio no Centro Interpretativo do Património de Elvas.
Durante o percurso a realizar, os participantes identificarão em mapa interativo as cercas e as obras de arte que identificam a cidade ao longo dos séculos. A viagem pelos séculos da história elvense termina com um convite a sentar-se no adarve da cortina da muralha seiscentista do Quartel do Casarão e, com o apoio de um moderador, a identificar aquelas edificações na malha urbana.
Durante o dia, o Museu Militar de Elvas terá entradas gratuitas.