O presidente da Câmara Municipal de Felgueiras reuniu, no dia 03 de maio, com várias instituições sedeadas na Lixa, para analisar os projetos elaborados por três arquitetos da Lixa para dar uma nova vida à antiga EB 1 da Lixa.
Esta apresentação resulta do desafio lançado pela Câmara Municipal aos arquitetos da Lixa convidando-os a apresentarem ideias para a reabilitação do edifício da antiga EB 1 da Lixa com vista a potenciar o edifício de referência no centro da cidade e a torná-lo num novo espaço promotor e gerador de ideias.
O presidente da Câmara Municipal aponta o motivo que levou a autarquia a lançar o desafio aos arquitetos da cidade da Lixa.
“Este edifício é emblemático e foi frequentado por muitos lixenses, tornando-se, portanto, num património a preservar e nada melhor do que um filho da terra para avaliar as necessidades e dar uma nova utilidade a este equipamento público”.
O autarca sublinhou ainda o que se pretende na remodelação do edifício “Queremos que este espaço, que é de todos seja polivalente, aberto à comunidade e à cultura, e que proporcione bons momentos aos habitantes do concelho e a quem nos visita”.
A escola EB1 da Lixa, face ao atual panorama do parque escolar do concelho de Felgueiras, já não se destina ao ensino e será adaptada a outra finalidade.
Pretende-se proceder à recuperação do edifício original e à transformação do espaço do logradouro, local de implantação de um novo volume, sem, contudo, ter a pretensão de se impor à peça original.
O programa inicial deve contemplar uma sala polivalente para exposições, palestras/ debates, adequada às diversas atividades artísticas.
Para o apoio devido, deverá ainda ser equipado com uma pequena copa/bar e instalações sanitárias para ambos os sexos e pessoas com mobilidade condicionada.
Este foi o ponto de partida obrigatório a inserir no projeto de reabilitação, ficando o restante programa em aberto para ser definido pelos arquitetos que contribuíram com ideias e soluções compatíveis à nova funcionalidade.
As várias entidades fizeram a sua apreciação e deram contributos. Em breve será divulgado o projeto selecionado.
Se precisa de uma empresa de SEO para posicionar melhor o seu site? Contacte a Livetech
“Este edifício é emblemático e foi frequentado por muitos lixenses, tornando-se, portanto, num património a preservar e nada melhor do que um filho da terra para avaliar as necessidades e dar uma nova utilidade a este equipamento público”. gostava de saber ….como foram contactados os arquitetos filhos da terra… e já agora quem são eles… onde vivem ….” frequentaram essa escola…. por muitos lixense”