Sociedade

Ciclo de Fado apresenta Raquel Tavares no Cineteatro Alba em Albergaria-a-Velha

Raquel Tavares, uma das mais importantes vozes do Fado contemporâneo, vai marcar presença no Ciclo de Fado do Cineteatro Alba que decorre nos dias 5, 6 e 7 de maio. A cantora de Alfama vai encerrar o programa na noite de sábado, apenas um dia após o lançamento oficial do seu novo disco “Raquel”.

O Ciclo de Fado arranca com os “Pardalitos do Mondego” na quinta-feira, dia 5, pelas 22h00, no Espaço Café-Concerto e com entrada livre. O grupo foi criado em 1992 no seio da claque universitária da FANS – Falange de Apoio Negro, o grupo de apoio da Associação Académica de Coimbra ao clube de futebol. Ao longo dos anos, os músicos têm promovido a defesa da música de matriz coimbrã, olhando-a como um género nascido no meio universitário, mas com uma profunda raiz popular. Os “Pardalitos” têm quatro discos gravados com temas originais, que provam a evolução do Fado de Coimbra.

Na noite de sexta-feira, dia 6, o Espaço Café-Concerto transforma-se numa típica casa de fado, com luz recatada, mesas enfeitadas, petiscos e as vozes de José Guerreiro e Andreia Alferes a cantar músicas do passado e do presente. Uma mesa para quatro pessoas, com vinho, pão e broa, azeitonas, salgadinhos e caldo verde, custa vinte euros. A entrada individual, sem mesa, custa três euros.

Raquel Tavares encerra o Ciclo de Fado com um concerto na Sala Principal na noite de 7 de maio, pelas 21h30. A fadista começou a participar em concursos de Fado aos 12 anos e, cinco anos depois, já cantava profissionalmente em várias casas de Fado em Lisboa. Em 2006 lança o primeiro disco, “Raquel Tavares”, que é distinguido com os prémios Amália Rodrigues e Casa da Imprensa. Regressa aos discos em 2008, com “Bairro”, e vai lançar, em Lisboa, na véspera do concerto no Cineteatro Alba, “Raquel”, um disco que conta com temas escritos por Rui Veloso, Miguel Araújo e Mallu Magalhães. Os bilhetes para o concerto variam entre os oito e os dez euros e é disponibilizado serviço de babysitting gratuito.

Durante os meses de maio e junho estará ainda patente ao público, na sala de exposições do Cineteatro Alba, “Casa de Fados”, uma mostra itinerante do Museu do Fado. A exposição abre a 5 de maio e prolonga-se até 25 de junho, podendo ser visitada durante o horário normal de funcionamento do Cineteatro.

 

Se procura empresas de criação de websites pode contactar a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *