Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorrectamente. O carregamento da tradução para o domínio td-cloud-library foi accionado demasiado cedo. Isto é normalmente um indicador de que algum código no plugin ou tema está a ser executado demasiado cedo. As traduções devem ser carregadas na acção init ou mais tarde. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/metronewspt/metronews.pt/wp-includes/functions.php on line 6121
25 anos a salvar vidas em Cascais

25 anos a salvar vidas em Cascais

Date:

O Hospital de Cascais está a comemorar os 25 anos da VMER de Cascais (Viatura Médica de Emergência e Reanimação). Esta viatura de emergência foi a primeira em Portugal e serviu de exemplo para todo o país.

“As viaturas de emergência e reanimação são, sem dúvida, uma mais-valia para a população. Uma vez que a primeira abordagem terapêutica ao doente é feita por uma equipa médica, há mais hipóteses de que este seja estabilizado. O doente não só ganha tempo como qualidade no tratamento”, afirma Ana Galiano, Coordenadora do Serviço de Urgência do Hospital de Cascais, no qual a VMER está integrada.

“Em 1991 a Câmara de Cascais sentiu necessidade de ter um médico presente nas situações de acidente, sobretudo na zona da estrada marginal, e foi assim que nasceu este projeto, em parceria com o Hospital de Cascais. As primeiras equipas eram compostas por um médico e por um tripulante. Nove anos depois os tripulantes começaram a ser substituídos por enfermeiros e o INEM passou a gerir todas estas viaturas que, entretanto, se espalharam pelo país”, explica José Friães, enfermeiro coordenador do Serviço de Urgência do Hospital de Cascais.

“O Hospital de Cascais foi o primeiro do país a ter uma VMER e as vantagens desta união ao hospital são óbvias: existe uma clara ligação e proximidade entre quem opera a VMER e quem dá assistência à área de influência da unidade hospitalar. Há uma proximidade com a população que servimos”, detalha Vasco Antunes Pereira, Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Cascais.

A VMER é um veículo que se destina ao transporte rápido de um médico e um enfermeiro ao local onde se encontra o doente. Está equipada com Suporte Avançado de Vida e tem como função estabilizar as vítimas de acidente ou doença súbita e acompanhar o seu transporte ao hospital.

 

Sobre o Hospital de Cascais:

O Hospital de Cascais é acreditado pela Joint Commission International, pela segurança e qualidade na prestação de cuidados de saúde. Foi a primeira unidade de saúde distinguida com uma certificação ambiental em Portugal. O Hospital de Cascais é gerido em parceria público-privada pela Lusíadas Saúde – uma marca que abrange Hospitais e Clínicas de norte a sul do país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Vila Nova de Gaia promove ações de sensibilização sobre o impacto dos ecrãs na saúde e educação

O projeto «Crescer Curioso», desenvolvido pela Mirabilis, vai percorrer...

Equipa da Ferreira de Castro conquista 3.º lugar na final da Game Jam: Fab Games

A equipa Log Bait, do Agrupamento de Escolas Ferreira...

Feira da Foda 2025: Monção celebra a tradição gastronómica com grande festa

A vila de Monção prepara-se para receber mais uma...

Trevobox leva a emoção das encomendas perdidas ao Porto

A Trevobox, uma start-up algarvia com uma visão inovadora,...