O Presidente da Câmara Municipal de Espinho recebeu nos Paços do Concelho, descendentes de Joaquim Caetano Pereira, um emigrante espinhense que em 1901 deixou Anta e tornou-se um empreendedor em Minas Gerais no Brasil.
Este jovem ali constitui empresas e família. Um dos seus filhos, Mauro de Almeida Pereira, tornou-se uma figura notável na cidade brasileira de Leopoldina como Escrivão, Benemérito, jornalista, Secretário Municipal e figura imprescindível nas manifestações culturais e recreativas na primeira metade do século p
assado.
A história de Mauro de Almeida Pereira e do seu pai Joaquim Caetano Pereira cruza-se por laços de sangue e raízes familiares com o actual Presidente da Câmara Municipal de Espinho.
“O Escrivão” e “Um Tabelião de muitos Ofícios” são dois belos livros biográficos escritos por Maria José Lara de Brêtas Pereira numa homenagem ao seu sogro, onde assinala todo um percurso de vida e as ligações familiares a Espinho e à freguesia de Anta.
A autora e membros da sua família vieram a Portugal e fizeram questão de oferecer ao Presidente da Câmara Municipal, Dr. Pinto Moreira e à Biblioteca Municipal José Marmelo e Silva exemplares das duas obras de excelente qualidade fotográfica e biográfica.

