Raízes de Espinho no Brasil

Date:

O Presidente da Câmara Municipal de Espinho recebeu nos Paços do Concelho, descendentes de Joaquim Caetano Pereira, um emigrante espinhense que em 1901 deixou Anta e tornou-se um empreendedor em Minas Gerais no Brasil.

Este jovem ali constitui empresas e família. Um dos seus filhos, Mauro de Almeida Pereira, tornou-se uma figura notável na cidade brasileira de Leopoldina como Escrivão, Benemérito, jornalista, Secretário Municipal e figura imprescindível nas manifestações culturais e recreativas na primeira metade do século pbr650assado.

A história de Mauro de Almeida Pereira e do seu pai Joaquim Caetano Pereira cruza-se por laços de sangue e raízes familiares com o actual Presidente da Câmara Municipal de Espinho.

“O Escrivão” e “Um Tabelião de muitos Ofícios” são dois belos livros biográficos escritos por Maria José Lara de Brêtas Pereira numa homenagem ao seu sogro, onde assinala todo um percurso de vida e as ligações familiares a Espinho e à freguesia de Anta.

A autora e membros da sua família vieram a Portugal e fizeram questão de oferecer ao Presidente da Câmara Municipal, Dr. Pinto Moreira e à Biblioteca Municipal José Marmelo e Silva exemplares das duas obras de excelente qualidade fotográfica e biográfica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Lumen Vocis Ensemble Coral apresenta concerto “Das trevas à luz” na Branca

O Lumen Vocis Ensemble Coral apresenta no próximo 25...

Vila Nova de Gaia promove ações de sensibilização sobre o impacto dos ecrãs na saúde e educação

O projeto «Crescer Curioso», desenvolvido pela Mirabilis, vai percorrer...

Equipa da Ferreira de Castro conquista 3.º lugar na final da Game Jam: Fab Games

A equipa Log Bait, do Agrupamento de Escolas Ferreira...

Feira da Foda 2025: Monção celebra a tradição gastronómica com grande festa

A vila de Monção prepara-se para receber mais uma...