Cultura, Desporto, Destaque, Nelas

Nelas associa-se ao Dia Internacional dos Monumentos e Sítios com Caminhada pela Estrada Romana de Santar

“Desporto, Património Comum” é o tema deste ano do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, ao qual a Câmara Municipal de Nelas se associa pelo 5º ano consecutivo, com uma Caminhada de 8 km pela recém requalificada Estrada Romana de Santar, no dia 17 de abril, com o objetivo divulgar o vasto património histórico concelhio e sensibilizar todos os munícipes para a importância da salvaguarda da memória e da história do seu espaço e das suas gentes.

Com esta atividade, a Câmara Nelas alia a prática desportiva das caminhadas ao ar livre à História da Vila de Santar que está distribuída ao longo das cerca de 5 milhas romanas a percorrer, uma Via principal no Império Romano que fazia a ligação entre as cidades (civitas) de Viseu e Bobadela que, no respeitante ao atual Concelho de Nelas, subia das Fontanheiras atravessando Santar em direção a Nelas pela Ponte Romana de Vilar Seco, vias de comunicação que reforçaram o papel estratégico e de centralidade deste território.

Este troço lajeado da estrada romana foi recentemente requalificado pela Câmara Municipal de Nelas para dinamizar o turismo cultural e de natureza nesta Vila histórica, que concentra também a beleza natural das vinhas e a grande produção e engarrafamento do vinho do Dão, referência para a economia nacional e internacional.

A concentração está agendada para as 09h00, no Largo do Paço, em Santar, e às 9h30 inicia-se a caminhada pela Via Romana com visita guiada num percurso circular de grau de médio, cujas inscrições são gratuitas e encontram-se abertas até dia 14 de abril, podendo ser submetidas através do email município.nelas@cm-nelas.pt ou no formulário online disponível em www.cm-nelas.pt. Venha participar nesta fantástica experiência e conhecer um pouco da nossa história!

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi criado pelo ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios) a 18 de abril de 1982, e aprovado pela UNESCO no ano seguinte, com o objetivo de sensibilizar os cidadãos para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para o esforço envolvido na sua proteção e valorização. Os temas anualmente sugeridos pelo ICOMOS pretendem promover a ligação efetiva entre as realidades locais, regionais, nacionais e internacionais, celebrando-se o património nacional, mas, também, a solidariedade internacional em torno da salvaguarda e da valorização do património de todo o mundo.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *