Depois de uma primeira fase onde foram recolhidas cerca de dois mil exemplares em segunda mão, com vista ao reforço do espólio da Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, o Mercado da Av.ª S. João de Deus receberá entre 18 e 23 de abril a 4.ª edição da feira de livros usados “Há Livros no Mercado”.
Durante esta feira de livros usados, as obras serão expostas e comercializadas na zona dos produtores, podendo os interessados renovar as suas estantes de uma forma muito económica, com aquisições a partir de 0,20€ por exemplar, revertendo a verba angariada para a compra de novos documentos destinados à Biblioteca Municipal.
Estarão disponíveis edições nacionais e estrangeiras, nas áreas infanto-juvenil, história, geografia, saúde, alimentação e bem-estar, religião e filosofia, artes e desporto, entre outros temas, assim como enciclopédias e dicionários, decorrendo a venda de terça a sexta-feira, das 9h00 às 14h00 e entre as 17h00 e as 20h00, enquanto no sábado funcionará das 9h00 às 14h00.
Para o período em que decorre o certame foi preparado um programa de animação, de onde se destaca nos dias entre 19 e 22 de abril, às 9h30 e 11h00, a iniciativa “Hora do Conto – Qual o sabor desta história?”, com a presença de duas animadoras da Biblioteca Municipal de Portimão, que apresentarão as obras selecionadas. A ação dirige-se especificamente às escolas do Pré-escolar e EB1 do município de Portimão, devendo as inscrições serem previamente efetuadas na biblioteca municipal.
No dia 23 de abril, Dia Mundial do Livro está agendada a iniciativa especial “Os nossos livros, o nosso Futuro”, na qual os visitantes do Mercado poderão comprar um livro ao preço que entenderem.
Esta iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Clube de Leitura Manuel Teixeira Gomes a quem desejasse dar aos seus livros usados uma nova vida, depositando-os no “Livrão” disponível em vários locais públicos, para desse modo valorizar o acervo da Biblioteca Municipal, tendo contado para o efeito com os apoios da Câmara Municipal de Portimão da Bertrand Livreiros e do Projeto Apeiron.