
Abril é o mês da prevenção dos maus tratos na infância e juventude. Esta campanha também é conhecida por Campanha do Laço Azul.
A Campanha do Laço Azul (Blue Ribbon) iniciou-se em 1989, na Virgínia, E.U.A., quando uma avó, Bonnie W. Finney, amarrou uma fita azul à antena do seu carro “para fazer com que as pessoas se questionassem”.
A história que Bonnie Finney contou aos elementos da comunidade, que se revelaram “curiosos”, foi trágica e sobre os maus-tratos à sua neta, os quais já tinham morto o seu neto de forma brutal. E porquê azul? Porque apesar do azul ser uma cor bonita, Bonnie Finney não queria esquecer os corpos batidos e cheios de nódoas negras dos seus dois netos. O azul servir-lhe-ia como um lembrete constante para a sua luta na proteção das crianças contra os maus-tratos.
Esta história demonstra-nos como o efeito da preocupação de um único cidadão pode ter no despertar das consciências do público, em geral, relativamente aos maus-tratos contra as crianças, na sua prevenção e na promoção e proteção dos seus direitos.
Desafiamos a todos a colocarem uma fita azul nas antenas ou nos espelhos dos vossos carros, na lapela ou nos pulsos. Faça os outros perguntar: “Porquê a fita Azul?”
Caso conheça alguma situação de mau-trato, não se cale, sinalize!
Contacte a CPCJ – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Estremoz, que se encontra nas instalações da Câmara Municipal, ou pelo telefone 268 080 290, ou ainda pelo email: cpcj-estremoz@cm-estremoz.pt.
É dever de todos os cidadãos comunicarem qualquer situação que coloque em risco a vida, a integridade física ou psíquica e a liberdade da criança/jovem. A confidencialidade da comunicação é garantida sempre que solicitado.
“Em abril, laços mil!”