Celorico de Basto, Turismo

AGRA Wine Eco Resort, um projeto ambicioso apresentado em Celorico de Basto

_DSC1472Celorico de Basto prevê, nos próximos anos, dispor de um mega empreendimento turístico onde é enfoque um hotel 5 estrelas. A cerimónia de apresentação deste importante empreendimento decorreu no dia 25 de fevereiro, no centro Cultural da Biblioteca Municipal Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa.

“Trata-se de um projeto de grande ambição e de grande realismo que prevê um hotel 5 estrelas em Celorico de Basto. Será, por certo, um empreendimento que irá cativar muitos clientes, para o concelho que por consequência irão fortalecer a economia local” disse o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva, durante o discurso protocolar. O autarca disse ainda que “sempre foi objetivo transformar o nosso concelho num destino turístico, suportado por programas de animação bem delineados, com os investimentos públicos desenvolvidos em sintonia como o investimento privado, criando sinergias”. No que concerne propriamente a este investimento, fruto de uma parceria entre três entidades, a Câmara Municipal, a Qualidade de Basto, EM, e a Tamus-Palace Resort, lda, o autarca salientou a importância do mesmo para a região e para o país. “Com este empreendimento são criados de imediato 80 postos de trabalho diretos e muito trabalho de forma indireta, o maior investimento privado alguma vez feito em Celorico de Basto, não apenas de interesse público local, mas regional e nacional. Um projeto muito bem planeado onde tudo foi previamente estudado para verificação da sustentabilidade do projeto e viabilidade”. Joaquim Mota e Silva e Silva realçou a importância do município em todo o processo criando condições para o investimento. “Não é fácil atrair investimento desta dimensão para Celorico de Basto mas temo-nos esforçado para criar as condições para cativar os investidores em termos de licenças, isenções e outras condições de apoio ao investimento, porque temos que apoiar ao máximo estas empresas” concluiu.

Este empreendimento irá passar por 5 fases distintas. A primeira e a segunda fase dizem respeito à definição da vinha e à implantação do Hotel 5 estrelas, composto por 60 quartos, restaurante, um pátio lounge que liga à piscina exterior, bar, sala de conferências, entre outras valência. A terceira fase é respeitante à implantação do restaurante, varandas do Tâmega e caminhos pedestres. A quarta fase visa a implantação do Alojamento Turístico (T3 e T0) e a quinta fase é referente à implantação de vilas Residence.

O representante do investimento privado da Tamus – Palace Resort, lda, Gonçalo Meireles, referiu tratar-se de “um projeto ambicioso para nós e para o concelho. Temos uma equipa de parceiros que apresenta este protejo, resultante de um ano e meio de trabalho, que se prevê construído ao longo dos próximos anos”. Gonçalo Meireles salientou a preocupação ambiental na conceção de todo o projeto. “Olhamos muito para o meio ambiente e um jardim produtivo é uma vinha.

O turismo do vinho ultrapassou o turismo praia e sol, estamos no timing certo. Será um turismo de qualidade que vai mexer com a parte económica do concelho, melhorando tudo o que existe. Um projeto sempre apoiado pelo município, nas licenças, no apoio logístico, entre outros”. O representante da Tamus concluiu a sua intervenção afirmando tratar-se de um projeto “faseado em 5 partes, com um hotel 5 estrelas com uma bandeira internacional, fazer uma coisa com peso. Um restaurante que terá um chefe conhecido que irá valorizar a nossa gastronomia local, os vinhos, os pequenos produtores. Um investimento finalizado com as vilas residence” finalizou.

Um protejo turístico que teve a preocupação de procurar o equilíbrio entre a proposta construção/edifício e a paisagem natural bem patente com a implantação de uma vinha com 130.000m2.

A apresentação do projeto foi da responsabilidade de Armando Oliveira, o arquito empreendimento. Durante a apresentação explicou o porque da escolha do nome “AGRA Wine Eco Resort” e mostrou as várias valências, materiais utilizados, entre outros aspetos inerentes ao projeto.

Se precisa de Agência de design gráfico pode ver a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *