No dia 27 de fevereiro, a Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro apresenta as últimas duas partes do ciclo Revisitar Montijo. Primeiro, às 17h00, inaugurar-se-á uma exposição no Museu Municipal Casa Mora. Mais tarde, às 21h30, será a estreia de um documentário no Cinema-Teatro Joaquim d’Almeida.
Este ciclo, que teve início a 21 de novembro de 2015, é inteiramente dedicado à história da 1.º de Dezembro, com destaque para cinco compositores que marcaram a coletividade e o Montijo: Baltazar Manuel Valente, António Fortunato de Sousa, António Onofre, Paulino Gomes Júnior e Manuel Cola.
“Tão pequena nasceu… mas depressa cresceu… e tão grande se fez… quem diria?” Palavras que se ouvem todos os anos por altura do aniversário da Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro. Porém, quantos conhecem hoje os feitos de uma história que começou em 1854? Na exposição vai ser possível ter contacto com alguns dos momentos mais importantes vividos por esta coletividade, bem como saber mais sobre Baltazar Manuel Valente, António Fortunato de Sousa, António Onofre, Paulino Gomes Júnior e Manuel Cola.
O ponto de partida para o documentário, feito em coprodução com a Companhia Mascarenhas-Martins, é semelhante, entrecruzando diversos testemunhos com momentos filmados ao longo dos ensaios de preparação para o concerto que decorreu no dia 21 de novembro de 2015 no Cinema-Teatro Joaquim d’Almeida.
O ciclo Revisitar Montijo contou com o apoio da Câmara Municipal do Montijo e da Junta de Freguesia da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro.
A entrada em ambos os eventos é livre. Não perca esta oportunidade de conhecer melhor a história de uma das mais antigas coletividades do concelho do Montijo.