Início Aveiro Oliveira de Azeméis Câmara de Oliveira de Azeméis altera trânsito para dar maior fluidez nas zonas de conflito

Câmara de Oliveira de Azeméis altera trânsito para dar maior fluidez nas zonas de conflito

0

IMG_0323O trânsito na cidade de Oliveira de Azeméis vai sofrer alterações nas zonas mais conflituosas, anunciou o presidente da autarquia, Hermínio Loureiro, em conferência de imprensa.

“O objetivo é permitir maior fluidez do trânsito, simplificando e reduzindo os percursos de circulação dentro e para fora da cidade”, explicou o autarca aos jornalistas na apresentação da nova postura de trânsito aprovada pela autarquia.

As alterações pretendem minimizar conflitos e melhorar a circulação e vão incidir nas zonas de Santo António, gare da empresa “Transdev”, do Cine-Teatro Caracas e da Associação Comercial.
Basicamente, vão ser alterados sentidos de circulação procurando reduzir percursos e facilitar a mobilidade a quem circula na cidade ou pretenda sair da cidade através do IC2.

Na Rua Manuel Alves Soares, junto à central de camionagem, a circulação passará a fazer-se só no sentido descendente, o mesmo acontecendo na rua Carlos Osório, junto ao Cine-Teatro Caracas, encurtando o percurso a quem circula na Avenida António José de Almeida e queira entrar no IC2. Atualmente, um automobilista que se encontre na praça José da Costa e pretenda sair da cidade tem de percorrer cerca de 700 metros. Com as alterações propostas esse percurso é reduzido em 250 metros.

Nas imediações da sala de espetáculos serão feitas outras alterações na circulação. De acordo com a nova postura de trânsito, a rua Eça de Queiroz vai mudar de sentido passando a circulação a fazer-se só no sentido ascendente. A avenida Cesar Pinho deixará de receber trânsito oriundo da rua Dr. Manuel Brandão que terá de virar obrigatoriamente para a rua António Bernardo, junto à Associação Comercial.
As alterações pretendem criar “anéis de circulação” com o objetivo de reduzir os locais de atravessamento de tráfego e criar movimentos circulares na circulação automóvel.

No Largo de Santo António, zona de grande conflitualidade, será construído um “ilhéu” que fará a distribuição de trânsito e criadas duas faixas de rodagem na rua 25 de Abril para onde será canalisado todo o trânsito proveniente da rua Frei Caetano Brandão. A rua Conde Santiago de Lobão manterá duas faixas de circulação mas só com um sentido.

Segundo o presidente da autarquia, “a nova postura de trânsito implicará a deslocalização de lugares de estacionamento que permita a criação de faixas de rodagem, além de nova sinalética e pintura de vias e passadeiras”.
Sobre a entrada em funcionamento das alterações Hermínio Loureiro disse que “será pedido às forças de segurança para que adotem inicialmente uma postura preventiva e não punitiva”.

Segundo o autarca, a nova postura de trânsito insere-se nas políticas de mobilidade da autarquia no âmbito das quais, além da eliminação das zonas de conflito automóvel, se destaca a construção da primeira ciclovia, em fase final de construção, o novo regime de estacionamento à superfície, a introdução de tecnologia led na iluminação da cidade e a criação de parques de bicicletas elétricas, com postos de carregamento.
As alterações propostas pela Comissão Municipal de Trânsito, constituída pela autarquia, GNR, bombeiros e proteção civil, terão de ser aprovadas pela assembleia municipal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui