Vitorino Silva, candidato que acabou por surpreender nas últimas eleições presidenciais, vai desfilar no Carnaval de Estarreja! Já o trono dos festejos está entregue a conhecidas figuras da terra com fortes ligações à tradição carnavalesca, Mário Marques e Diana Baião.
Mais conhecido como Tino de Rans, o antigo autarca, cantor e humorista vai ser “Presidente” mas no entrudo estarrejense e o contacto com o povo vai acontecer ao longo dos principais desfiles do Carnaval, agendados para os dias 7 e 9 de fevereiro, domingo gordo e terça-feira de Carnaval, respetivamente.
O candidato presidencial que ficou “muito contente” com o resultado eleitoral em que ficou em sexto lugar, concordou em “apadrinhar” os corsos de 7 e 9 de fevereiro e, se houver um cortejo alternativo, também estará presente.
Pedro Mendes, presidente da ACE – Associação do Carnaval de Estarreja explica que este é “um forte candidato a presidir à folia, pela sua boa-disposição e vocação para contactar com as pessoas. E esse será o papel de Tino de Rans neste Carnaval, estar com as pessoas, conviver e divertir-se, como um verdadeiro embaixador” destes festejos.
Já o reinado do Carnaval está entregue a figuras da terra ligadas à forte tradição carnavalesca do concelho. Os foliões Mário Marques e Diana Baião assumirão o trono nos principais corsos que envolvem mais de um milhar de figurantes, 5 escolas de samba e 8 grupos de folia.
Desfile das Escolas de Samba na sexta
Na sexta-feira à noite, a Praça Francisco Barbosa transforma-se num sambódromo com a realização do desfile noturno das 5 Escolas de Samba. 700 figurantes, entre percussionistas, passistas, baianas e outros figurantes, saem à rua e prometem deslumbrar na Praça do Carnaval. O bilhete de entrada custa 5€, com acesso gratuito às bancadas até a sua lotação.
Tradicionais corsos no domingo e terça-feira
Os grandes corsos com o desfile de 13 grupos, 14 carros alegóricos e mais 1000 figurantes acontecem no domingo, dia 7, e terça, dia 9. Os cortejos são caracterizados pela diversidade de 5 escolas de samba e dos 8 grupos de folia, que desde há uns meses trabalham para apresentar um espetáculo com qualidade, cor, criatividade, ritmo e animação, nos desfiles principais marcados para os dias 7 e 9 de fevereiro.