Cultura, Póvoa de Lanhoso

Theatro Club na Póvoa de Lanhoso apresenta “Pontos de Vista” de Domingos Silva

Tela de Domingos Silva no Centro Interpretativo Maria da Fonte 1“Pontos de Vista” é como se designa a exposição de pintura do artista Povoense, Domingos Silva, que abre ao público no próximo dia 6 de fevereiro, sábado, no Theatro Club da Póvoa de Lanhoso.

“É sempre gratificante acolher na Galeria do Theatro Club uma exposição de um artista da craveira do Domingos Silva, que tem as suas obras espalhadas pelos quatro cantos do mundo. Trata-se, sem dúvida alguma, de uma das principais referências concelhias em termos culturais, o que muito nos honra”, refere o Vereador para a Cultura da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Armando Fernandes, para quem “o Domingos Silva tem uma forma especial de ver as coisas e transportá-las para a tela. As suas obras falam por si, sem necessidade de grandes explicações por parte do autor. E dois dos bons exemplos disso mesmo são as telas que o Domingos concebeu para o hall de entrada do Centro Interpretativo Maria da Fonte e do renovado Hospital António Lopes”.

Esta mostra complementa, de certa forma, a realização do Concurso Nacional de Teatro da Póvoa de Lanhoso, que decorre no Theatro Club entre os dias 5 de fevereiro e 12 de março, tratando-se de uma forma de receber com outra forma de arte, que não o teatro, quem visita aquele espaço.

Domingos Silva é um dos mais reconhecidos artistas da Póvoa de Lanhoso. No ano 2000, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso prestou-lhe homenagem, através da colocação de uma placa autógrafa no “Memorial Às Gentes das Artes e da Cultura das Terras de Lanhoso”. Em 1999, concebeu o projeto para o Monumento ao 25 de Abril erigido na Póvoa de Lanhoso. Tem sido o autor da imagem de cartaz de diversas edições das Festas Concelhias em honra de São José.

Domingos Mendes da Silva nasceu na freguesia de Travassos, do concelho da Póvoa de Lanhoso, no dia 14 de dezembro de 1955, no seio de uma família de ourives. Concluiu a escola primária em Travassos e prosseguiu a sua instrução no Liceu Sá de Miranda e no Conservatório Calouste Gulbenkian, em Braga.

Foi no Conservatório que se iniciou no mundo das artes, sob orientação do professor Nuno Barreto.

Em 1975, frequentou o curso de Artes do Fogo na Escola de Artes Decorativas Soares dos Reis, no Porto, findo o qual viajou para França e Suíça.

Em 1979, regressa a Portugal e inicia a sua carreira no ensino (Cerâmica) exatamente na Escola Soares dos Reis, onde estudara poucos anos antes.

E, apesar de prosseguir, em diferentes escolas, a sua carreira docente, sempre procurou oportunidades para, ele mesmo, acrescentar à sua formação novos cursos na área da Pintura, tendo frequentado este curso na Cooperativa de Ensino Artístico Árvore, no Porto, em 1985.

Contributos para a sua formação artística serão também de considerar as viagens que fez ao museu do Cairo, no Egipto, e ao Oriente – Macau, Hong-Kong e sul da China, onde se encontra de novo com o seu antigo professor e orientador, Nuno Barreto.

Trabalhos de sua autoria integram diversas coleções particulares ou foram adquiridas por instituições públicas.

“Pontos de Vista” é uma exposição que fica patente até ao dia 6 de março, na Galeria de Exposições do Theatro Club, podendo ser apreciada de terça a sexta-feira, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30 e aos sábados e domingos das 15h00 às 18h00. Pode ainda ser vista todas as sextas e sábados até dia 12 de março das 21h00 às 23h00.

Mais informações em www.theatroclub.com.

Largo António Lopes – Vila da Póvoa de Lanhoso

Contactos: 253 639 706 / 253 639 708

casa.botica@mun-planhoso.pt

Se precisa de Empresa de desenvolvimento de web pode ver a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *