O Contrato Local de Desenvolvimento Social 3ª Geração arrancou oficialmente em Celorico de Basto com uma equipa multidisciplinar que irá atuar em 3 eixos de intervenção.
Um dos grandes objetivos deste CLDS 3G incidirá na promoção da inclusão social dos cidadãos, através de ações a executar, em parceria, na ótica de combater a pobreza persistente e a exclusão social.
“Esta equipa de trabalho é fundamental para ajudar a combater algumas lacunas sociais das quais carece um trabalho multidisciplinar, abrangente e interventivo capaz de atingir objetivos concretos e positivos” salientou o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva.
Este programa advém na sequência do anteriormente desenvolvido em Celorico de Basto, o Contrato Local de Desenvolvimento social, mas com outras normas e objetivos próprios.
Este projeto funcionará como um “aperfeiçoamento do trabalho desenvolvido anteriormente bem delineado, com objetivos concretos sujeitos sempre, a avaliação. A intervenção procurará ir de encontro ao esperado com uma equipa multidisciplinar, bem estruturada e ciente dos objetivos a cumprir que atuará no campo para atingir os objetivos pretendidos”, disse a coordenadora dos Serviços Sociais do Município, Helena Martinho.
Tal como o nome do programa Contrato Local de Desenvolvimento Social 3ª Geração, este projeto visa promover o desenvolvimento de instrumentos capacitadores das instituições da economia social promovendo a implementação de serviços partilhados, que permitam uma maior racionalidade de recursos e a eficácia de gestão, promover a inclusão social dos cidadãos, de forma multissectorial e integrada, através de ações, a executar em parceria, que permitam contribuir para o aumento da empregabilidade, para o combate a situações críticas de pobreza, particularmente infantil, da exclusão social de territórios vulneráveis, envelhecidos ou fortemente atingidos por calamidades, promover a concretização de medidas que promovam a inclusão ativa das pessoas com deficiência e incapacidade bem como, a capacitação das instituições.
Sobre este programa incidirão três eixos com especificidades próprias. O eixo 1 direciona-se ao emprego, formação e qualificação, o eixo 2 diz respeito à intervenção familiar e parental, preventiva da pobreza infantil e o eixo 3 atuará para capacitação da comunidade e das instituições.
Se precisa de empresas de web design pode consultar a Livetech