“Ao longo dos anos procuramos promover atividades que promovam o convívio, o bem-estar, a fraternidade criando e fortalecendo laços. Prova disso é o programa Celorico a Mexer que trabalha diariamente com os nossos idosos fortalecendo a sensação de pertença e de integração. Este convívio é a união desta grande família” disse o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto Joaquim Mota e Silva, no término da cerimónia eucarística.
A câmara Municipal de Celorico de Basto, através dos serviços da Câmara Amiga, promoveu um convívio de Natal Sénior com certa de 800 idosos do concelho. A iniciativa foi aberta a todos os idosos que quisessem participar e decorreu no dia 12, no gimnodesportivo da EB2,3/S de Celorico de Basto.
“Estamos em família, juntos nos bons e maus momentos, e temos por objetivo estar com quem a vida corre bem e auxiliar e amparar a quem a vida corre menos bem. A Família é mesmo isso, um ponto de abrigo, um refúgio, o conforto. Nesse sentido tenho que dar uma palavra de grande gratidão ao trabalho dos colaboradores dos programas sociais do município que têm sido incansáveis dando o melhor de si pelo bem-estar dos outros, pelo povo, pelo sentido humanitário. O que nos leva para a frente é a prática do bem, só nos sentimos bem se fizermos bem a alguém” reforçou o autarca. Joaquim Mota e Silva desejou a todos os presentes “um Natal feliz e reconfortante junto da família, que o ano 2016 traga a todos o que mais ambicionam, sobretudo saúde, e que em 2016 se mantenha o espirito comunitário que prevaleceu em 2015”.
A atividade iniciou com a eucaristia de Natal presidida pelo padre Carlos Macedo e cantada pelo grupo coral da Câmara Amiga. Seguiu-se o almoço com sobremesas típicas do natal e entrega de lembranças, a todos os idosos, feitas pelos técnicos que integram os programas Sociais. A ação culminou com momentos de animação onde não faltou muito música e dança entre todos os presentes
“Esta iniciativa decorre há cerca de 8 anos e é sempre muito bem acolhida pelos nossos idosos. Gostam de participar na missa, no almoço e no bailarico. Esta e outras ações atuam no sentido da integração, da pertença a uma família, a um grupo que sabe acolher. E nesta quadra faz ainda mais sentido promover o sentido de pertença” disse a coordenadora da Ação Social e Saúde do Município de Celorico de Basto, Helena Martinho e Costa.
Os idosos voltarão a ser protagonistas de uma iniciativa desta vez dos Coros de Natal do Celorico a Mexer, que terão lugar no mesmo espaço, no dia 20 de dezembro, pelas 15h00.