Depois da medalha de ouro de há dois anos, que, em plena CeBIT 2013 (Hannover), premiou o conceito Wingsys com o European Seal of e-Excellence Award e colocou a portuguesa FAMASETE – Tecnologia da Informação (a celebrar 20 anos de existência), no grupo europeu dos campeões da economia digital do EMF – The Forum of e-Excellence, a empresa de Famalicão volta a guindar o nome de Portugal ao mais alto nível internacional, no domínio das novas tecnologias e, mais especificamente, da sinalética digital global.
Desta vez, o reconhecimento chegou segunda-feira (dia 16) do Dubai, no acontecimento que a OVAB Digital Signage Summit Europe (a cimeira de referência estratégica para esta indústria) direciona para o Mercado do Médio Oriente e Norte de África, ou seja, o DSS MENA. Do Conrad Hotel, e por entre centenas de protagonistas do setor, a FAMASETE trouxe o ”Prémio Especial” do Digital Signage Awards MENA, o qual distinguiu os fatores de inovação da solução Wingsys – uma família de produtos interativos (mesas multi-toque e quiosques multimédia, de interior e exterior), que permite aos utilizadores um acesso facilitado e rápido a todo o tipo de informações.
Marca porta-bandeira da FAMASETE, a Wingsys dispõe atualmente de quase uma dezena de variantes de hardware, dois cenários de software (educacional ou empresarial) e uma infinidade de adaptações ou personalizações à medida, a pensar em vários ramos de atividade (administração pública, banca e seguros, turismo e hotelaria, educação e ensino, centros comerciais e retalho, museus e bibliotecas, eventos e exposições, entre outras).
O galardão facultará à firma lusa fazer uma outra abordagem aos mercados das regiões arábica e norte-africana (no seguimento do evento e noutros contextos) e, em 2016, participar num espaço especial de um dos principais certames mundiais do segmento, o ISE – Integrated Systems Europe, em Amsterdão.
Portugal na vanguarda do Digital Signage
Depois de receber o prémio, José Barbosa, administrador da FAMASETE (PME Líder e membro da Rede PME Inovação COTEC), considerou que o ensejo permite «perceber internacionalmente Portugal como um país que está, não só em par com as tendências da sinalética digital global», mas também no «grupo da frente dos que desenvolvem e exploram as potencialidades das novas tecnologias digitais, a pensar em cidades crescentemente inteligentes».
Em competição pelo Digital Signage Awards MENA estavam dezenas de projetos internacionais, que procuravam ser os melhores em mais três categorias: retalho, transportes e infraestrutura, e o chamado Digital out of Home (DooH). O júri, internacional e composto de consultores e especialistas, avaliou o alcance dos projetos, e, também, a interligação da tecnologia com os conteúdos multimédia, levando ainda em consideração a integração da solução com a envolvente, o design de interior, a configuração empreendida e o alvo comunicacional.
Se precisa de Agência de design gráfico pode ver a Livetech