Início Temas Sociedade Exposição de homenagem aos «40» anos de arte de J. Eliseu (filho) na Lousã

Exposição de homenagem aos «40» anos de arte de J. Eliseu (filho) na Lousã

0

J Eliseu (Filho)Será inaugurada, no próximo dia 7 de novembro, pelas 16h30, no Museu Prof. Álvaro Viana de Lemos, na Lousã, a exposição «40» anos de arte de J. Eliseu (filho), uma mostra que pretende assinalar os quarenta anos de exposições do artista.

A inauguração contará com a participação do Grupo de Cantares da Quinta da Maia, que incluiu no seu reportório música tradicional de Coimbra, do maestro Manuel Eliseu e seu pai, José Eliseu, autor da “Balada de Coimbra”.

Pintura, poesia e música completam a paleta do evento, que conta com a coorganização da Cooperativa Trevim e com o apoio do Licor Beirão.

A mostra, que estará patente até dia 30 de novembro, vai contar com obras do espólio artístico da Câmara Municipal da Lousã, da coleção privado do artista e de coleções particulares.

Como amante da arte, os temas retratados por J. Eliseu (filho), através de materiais como a tela, óleo, acrílico e aguarela, são muito variados – vão desde os temas bíblicos ao mundo rural e urbano, pintando também monumentos e paisagens.

  1. Eliseu (filho), além de pintor é dourador, profissão que já vem de família desde o século XVIII, e restaurador, dedicando-se ao restauro de arte sacra, possuindo, para esse fim, uma pequena oficina na Lousã.

O artista conimbricense, que nasceu em 1951, mas há muito radicado na Lousã, deu a conhecer, pela primeira vez, o seu trabalho na Galeria de Arte de “O Primeiro de Janeiro”, em Coimbra, no ano de 1975 e, daí para cá já expôs em quase todo o país.

Encontra-se representado em numerosas coleções particulares, e em instituições de Portugal e do estrangeiro, como é o caso do Museu Sarah Beirão, Universidade de Coimbra, Turismo de Pombal, Tokushima (Japão), Museu Álvaro Viana de Lemos, Instituto Superior de Viseu, Museu Dionísio Pinheiro e Alice Cardoso Pinheiro, Biblioteca de Tomar e na Presidência da República Portuguesa.

A visita a esta exposição é uma oportunidade para ver, rever e apreciar alguns dos estilos mais caraterizantes da carreira do pintor, que já conta com 40 coloridos anos de pintura.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui