Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorrectamente. O carregamento da tradução para o domínio td-cloud-library foi accionado demasiado cedo. Isto é normalmente um indicador de que algum código no plugin ou tema está a ser executado demasiado cedo. As traduções devem ser carregadas na acção init ou mais tarde. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/metronewspt/metronews.pt/wp-includes/functions.php on line 6121
Trabalho em parceria é objetivo da comunidade educativa baionense

Trabalho em parceria é objetivo da comunidade educativa baionense

Date:

2170.0.posA vice-presidente e vereadora da Educação da Câmara Municipal de Baião, Ivone Abreu, saudou a 24 de outubro, a vontade e o empenho que os três agrupamentos de escolas do concelho estão a colocar em prática na implementação do Projeto Educativo Concelhio.

“Este projeto é um bom exemplo de trabalho em rede e em parceria e constitui um denominador comum que une na promoção da educação as diferentes escolas do concelho, a autarquia e outros parceiros. Estamos no primeiro ano letivo da sua implementação e queremos desenvolver o maior número possível de atividades conjuntas”, focou Ivone Abreu, na sessão de abertura do evento Jornadas Literárias “Ler (n)o Douro”, que teve lugar na Escola Básica e Secundária de Baião.

À margem deste evento, procedeu-se também à assinatura do protocolo que estabelece outro projeto em rede e parceria no concelho de Baião: a Rede de Bibliotecas de Baião (RBB). Esta entidade irá unir vários parceiros locais na promoção da leitura, da literacia, da educação e da cultura.

 

AS RIQUEZAS E SINGULARIDADES DE BAIÃO

As Jornadas Literárias “Ler (n)o Douro” são um projeto promovido pela Rede de Bibliotecas Escolares, que visa promover a leitura e “descoberta” de várias obras literárias nos diferentes territórios nacionais. Em particular pretende-se que alunos e professores trabalhem em parceria com as bibliotecas escolares e outros membros da comunidade educativa sobre livros relacionados com o seu território.

No caso de Baião, os projetos desenvolvidos no ano letivo 2014/2015 por alunos dos três Agrupamentos de Escolas, incidiram na obra de Eça de Queiroz, em especial em “A Cidade e as Serras”.
Presente na sessão de abertura realizada em Baião, o coordenador do Plano Nacional de Leitura, Fernando Pinto do Amaral, salientou a importância da criação de projetos de promoção de leitura e que estes funcionem em rede e parceria, envolvendo diferentes agentes. Para Fernando Pinto do Amaral, “é por esta via que se constrói um espírito crítico e esclarecido nos cidadãos, que permite que estes valorizem a democracia e o respeito pela diferença”. O responsável elogiou ainda o esforço do Município de Baião em promover e apoiar projetos desta natureza. E destacou “a enorme riqueza cultural” do município, que para além de ser “muito diversificado paisagisticamente possui muitas referências literárias dispersas pelo território”.

A Coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, Fátima Rodrigues, focou a importância de continuar a valorizar as bibliotecas escolares e referiu que outubro é o mês das Bibliotecas Escolares em todo o Mundo, ao passo que em 2016 se comemoram 20 anos de existência da Rede de Bibliotecas Escolares em Portugal, o que constitui motivos de sobra para celebrar a existência destas entidades.
O dia dedicado às jornadas literárias em Baião contou com a presença de Agrupamentos de Escolas de Baião, Sernancelhe, Moimenta da Beira, Tabuaço e Resende.

UMA REDE COM CINCO BIBLIOTECAS

Formalizada através da assinatura de um protocolo no dia 24 de outubro, a Rede de Bibliotecas de Baião (RBB), é composta pelas seguintes entidades: Câmara Municipal de Baião, Biblioteca Municipal (sede do Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares), Bibliotecas Escolares dos Agrupamentos de Escolas de Eiriz-Ancede, Sudeste de Baião e Vale do Ovil e, por fim, Fundação Eça de Queiroz.

Esta rede visa, por um lado, criar uma parceria para promover a colaboração ao nível da organização, gestão e disponibilização de recursos documentais e, por outro lado, promover os hábitos de leitura no concelho de Baião.

Entre os vários objetivos da futura RBB, encontram-se a criação de um portal de internet que efetive o acesso à informação e promova as ações desenvolvidas pelas várias entidades, nomeadamente em áreas como a informação e a comunicação, a leitura e a escrita criativa.

Junta-se a isto a constituição de um Catálogo Coletivo “online”, onde esteja disponível a informação sobre os livros disponibilizados pelas diferentes bibliotecas. As entidades da RBB irão articular ainda os empréstimos interbibliotecas e a política de aquisições.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Vila Nova de Gaia promove ações de sensibilização sobre o impacto dos ecrãs na saúde e educação

O projeto «Crescer Curioso», desenvolvido pela Mirabilis, vai percorrer...

Equipa da Ferreira de Castro conquista 3.º lugar na final da Game Jam: Fab Games

A equipa Log Bait, do Agrupamento de Escolas Ferreira...

Feira da Foda 2025: Monção celebra a tradição gastronómica com grande festa

A vila de Monção prepara-se para receber mais uma...

Trevobox leva a emoção das encomendas perdidas ao Porto

A Trevobox, uma start-up algarvia com uma visão inovadora,...