Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorrectamente. O carregamento da tradução para o domínio td-cloud-library foi accionado demasiado cedo. Isto é normalmente um indicador de que algum código no plugin ou tema está a ser executado demasiado cedo. As traduções devem ser carregadas na acção init ou mais tarde. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/metronewspt/metronews.pt/wp-includes/functions.php on line 6121
Vale de Cambra debateu a importância da arte no desenvolvimento da criança

Vale de Cambra debateu a importância da arte no desenvolvimento da criança

Date:

DSC05162Cerca de sessenta pessoas, e vinte cinco crianças, aceitaram o desafio da autarquia cambrense, e participaram no colóquio “A importância da Arte no Desenvolvimento da Criança” que decorreu no dia 24 de outubro de 2015, na Biblioteca Municipal de Vale de Cambra. O projeto “Educar com Arte”, promovido pelo Município durante um ano em parceria com as bibliotecas escolares, o Agrupamento de Escolas do Búzio, as IPSS’s locais, as Comissões de Idosos, o grupo “ao lanche com Jesus” (Carregosa – Oliv. De Azeméis) e o Centro de Formação AVCOA, encerrou assim, com chave de ouro.

Catarina Paiva, Vereadora da Educação da Câmara Municipal, presidiu ao encontro, realçando desde logo, a importância da discussão sobre o tema.

“Efetivamente todos nós, adultos, nos damos conta que, quando a criança começa a pegar em algo que risque, começam a aparecer nos sofás, nos armários, nas paredes, enfim, em qualquer sítio onde esta possa transmitir o seu movimento criativo, que são apenas os chamados “gatafunhos”. A criança está a desenvolver a sua criatividade, esta criatividade precisa de ser trabalhada e desenvolvida, e é por meio do trabalho realizado com a arte nas escolas que isso será possível”, realçou a Vereadora da Educação.

Catarina Paiva deixou o repto: “quanto mais cedo se trabalhar a Arte com a criança, melhor, pois a arte colabora para o seu desenvolvimento expressivo, tornando a criança mais sensível e criativa. A criança deve ser encorajada a garatujar, pois esses traços são o início de sua expressão gráfica e, posteriormente, a levarão até a escrita. Crianças motivadas para as artes desenvolvem habilidades de atenção e estratégias de memorização que ajudam em outras áreas, aumentando o poder de concentração, daí que o trabalho com arte tem sido associado a um melhor desempenho escolar, pelo que cremos firmemente que a educação escolar deve dispor de meios necessários para, respeitando as características de todas as etapas do desenvolvimento infantil, chegar até a criança”.

Joaquim Coimbra, professor na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto e Andreia Valquaresma, Psicóloga e doutoranda em Piscologia, foram os oradores convidados que, perante uma plateia entusiasmada e atenta, abordaram assuntos como: Ensino, Arte, Crescimento e Educação.

A segunda parte do colóquio, ganhou outra vida, com a adesão de pais e filhos que, juntos, puderam expressar a sua criatividade nos grandes painéis de papel de cenário montados para o efeito, no átrio da Biblioteca.

Com tintas e pincéis “nasceram” casas, árvores, corações, o sol, o arco íris ou as estrelas. Ao longo de duas horas as crianças deram asas à imaginação, e contaram com os seus pais ou encarregados de educação para criar e pintar aquilo que é a sua realidade, vista pela sua fértil imaginação.

Porque a “Arte contribui definitivamente para um bom desenvolvimento e crescimento das nossas crianças”!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Vila Nova de Gaia promove ações de sensibilização sobre o impacto dos ecrãs na saúde e educação

O projeto «Crescer Curioso», desenvolvido pela Mirabilis, vai percorrer...

Equipa da Ferreira de Castro conquista 3.º lugar na final da Game Jam: Fab Games

A equipa Log Bait, do Agrupamento de Escolas Ferreira...

Feira da Foda 2025: Monção celebra a tradição gastronómica com grande festa

A vila de Monção prepara-se para receber mais uma...

Trevobox leva a emoção das encomendas perdidas ao Porto

A Trevobox, uma start-up algarvia com uma visão inovadora,...