O Auditório da Escola Básica e Secundária de Baião acolhe, a 24 de outubro, uma mostra do projeto “Ler (n)o Douro”, que irá proporcionar um dia em torno dos livros e da literatura, tendo o imaginário duriense como pano de fundo.
Dois escritores com especiais ligações a Baião – Eça de Queiroz e Alice Pereira Gomes – figuram entre os autores cujas obras irão preencher estas jornadas, através da apresentação de vários projetos desenvolvidos por escolas da região.Esta iniciativa pedagógica e cultural insere-se no projeto Jornadas Literárias “Ler (n)o Douro”, que tem coordenação Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares e une estabelecimentos de ensino de Baião, Resende, Tabuaço, Moimenta da Beira e Sernancelhe.
REVER EÇA E DESCOBRIR ALICE
Nome cimeiro das letras nacionais, Eça de Queiroz inspirou-se nas paisagens de Baião para a escrita da obra “A Cidade e as Serras”. Hoje em dia a vida e obra deste autor encontra na Fundação Eça de Queiroz (freguesia de Santa Cruz do Douro e São Tomé de Covelas) um eixo central de divulgação.
Alice Pereira Gomes (1910 – 1983) foi uma pedagoga e escritora com uma especial dedicação à literatura infanto-juvenil. Nascida em Tabuaço, a autora passou a sua infância na freguesia baionense de Gestaçô e era irmã do escritor Soeiro Pereira Gomes e do matemático Alfredo Pereira Gomes. Publicou, entre outros livros, “Douro Encantado”, “História de uma Menina” ou “A Lenda das Amendoeiras e A outra História do Capuchino Vermelho”.
Para além dos escritores Eça de Queiroz e Alice Pereira Gomes, vão ainda ser abordados textos de outros dois nomes importantes das letras nacionais: Aquilino Ribeiro e Abel Botelho.
O início desta “maratona” das letras está marcado para as 09h30, com a entrega da documentação. A abertura do evento está agendada para as 10h00 e o encerramento terá lugar às 17h30.
Pelo meio, será assinado o protocolo de constituição da Rede Concelhia de Bibliotecas de Baião, da qual farão parte a Câmara Municipal de Baião, as Bibliotecas Escolares dos Agrupamentos de Escolas de Eiriz-Ancede, Sudeste de Baião e Vale de Ovil e a Fundação Eça de Queiroz. Os grandes objetivos deste projeto são a colaboração ao nível da organização, gestão e disponibilização de recursos documentais e a promoção da leitura.
O evento tem entrada livre e é organizado pela Câmara Municipal de Baião, Rede de Bibliotecas Escolares, DGEstE – Direção de Serviços da Região do Norte e dos Agrupamentos de Escolas de Eiriz, Vale de Ovil e Sudeste de Baião.
PROGRAMA COMPLETO
AUDITÓRIO DA ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE BAIÃO
24 de outubro
09h30 – Entrega da Documentação
10h00 – Abertura
10h15 – Assinatura do Protocolo da Rede Concelhia de Bibliotecas de Baião
10h30 – Apresentação do Projeto Jornadas Literárias Ler (n)o Douro
Coordenação Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares
10h45 – Ler (n)o Douro com Abel Botelho e Alice Pereira Gomes
AE Abel Botelho, Tabuaço
11h15 – Pausa
11h30 – Ler (n)o Douro com Aquilino Ribeiro
AE de Moimenta da Beira
AE Padre João Rodrigues, Sernancelhe
13h00 – Almoço
14h00 – Ler (n)o Douro com Eça de Queiroz
AE de Resende
Externato D. Afonso Henriques, Resende
15h30 – Pausa
15h45 – Ler (n)o Douro com Eça de Queiroz
AE de Eiriz, Baião
AE do Sudeste de Baião
AE do Vale de Ovil, Baião
17h30 – Encerramento
Se precisa de Empresa design gráfico pode ver a Livetech