A Câmara Municipal da Trofa criou uma plataforma intitulada “GO – Gestão de Ocorrências”, de sinalização, levantamento, encaminhamento, gestão integrada e resolução rápida de ocorrências, no território do Concelho, que entrou em funcionamento a 15 de setembro.
Esta é uma plataforma inovadora e pioneira em Portugal, do tipo e-government, neste momento utilizada apenas a nível interno pela Câmara Municipal, mas será aberta em 2016, a todos os munícipes da Trofa, para possibilitar a atuação em rede de todos os cidadãos, que estarão aptos, desta forma, a colaborar com o Município na identificação de eventuais ocorrências, ao nível de obras, animais abandonados, saneamento, resíduos, veículos abandonados, entre outras áreas.
A Autarquia Trofense está apostar numa gestão do território orientada para as smart cities, valorizando a criação de ferramentas de e-government que facilitem a participação ativa de todos os cidadãos.
A solução é composta por uma aplicação móvel e módulos de gestão em backoffice, que asseguram que todo o processo, desde o momento da comunicação da ocorrência à sua resolução, é desenvolvido no contexto da solução, assegurando uma permanente monitorização, bem como a comunicação final com o munícipe.
De acordo com o Presidente da Câmara Municipal da Trofa, Sérgio Humberto, “a implementação de um projeto de smart city na Trofa engloba a adoção de uma Governação participada e em rede, que integre políticas urbanas que possibilitem a coresponsabilização e intervenção de diversos atores, apostando na rentabilização de recursos e na partilha de papéis, evitando duplicações e desperdícios e aproximando a governação pública aos cidadãos, reforçando a cidadania e a responsabilidade social de todos os envolvidos”.