Celorico de Basto, Cultura

Folclore voltou aos palcos em Celorico de Basto

_DSC5767Nem o temporal que se fazia sentir inibiu a população de assistir ao XVI Festival de Folclore Infantil e Juvenil de S. Bartolomeu do Rego em Celorico de Basto, no dia de 23 de agosto. Um festival que antecedeu as festas em honra do S. Bartolomeu daquela freguesia.

“Apesar do tempo, nota-se que as pessoas continuam a valorizar as tradições do folclore não só pela plateia mas pelas crianças que pertencem ao grupo e vão mantendo vivos os usos e costumes característicos do folclore,” disse o presidente da Câmara municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva, convidado de honra daquele festival. O autarca salientou a importância de apoiar estes grupos por forma a manter a identidade cultura do concelho.”Primamos por atuar no sentido de valorizar a cultura. Estes grupos merecem o nosso respeito e empenho, por isso, sempre que solicitados apoiamos o desenvolvimento das suas atividades para que o folclore se mantenha firme e continue a levar o nome do concelho por este mundo fora”.

O XVI Festival de Folclore iniciou com a entrega de lembranças e galhardetes, uma cerimónia da responsabilidade de algumas individualidades convidadas. Terminada a apresentação de todos os grupos presentes, a presidente do grupo anfitrião agradeceu a presença de todos e deu início ao festival propriamente dito.

O primeiro grupo a atuar foi o anfitrião, o Rancho Infantil e Juvenil de S. Bartolomeu do Rego, seguiu-se o Rancho Infantil de Pauliteiros de Vila – Nova de Anços, Soure, o grupo folclórico de Azias, Ponte da Barca, o Rancho Infantil e Juvenil da vila do Pico Regalados, Vila Verde, e por fim o rancho Infantil-Juvenil da Academia de Carapeços, Barcelos.

Recordar que, usualmente, o Festival de Folclore Infantil e Juvenil de S. Bartolomeu do Rego decorre em véspera da Festa em honra de S. Bartolomeu do Rego, uma romaria que se caracteriza pela já tradicional “Lavoura dos Cães”.

 

Se precisa de Empresa design gráfico pode ver a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *