Educação, S. João da Madeira, Sociedade

Sanjotec acolhe conhecimento da Universidade do Minho – S. João da Madeira

Foto assinatura 1Depois da Universidade de Aveiro, da ATEC – Academia de Formação da Autoeuropa, Bosch e Siemens e do ISQ – Instituto de Soldadura e Qualidade, a SANJOTEC assinou no passado um protocolo com a TECMINHO – Unidade de transferência do conhecimento da Universidade do Minho para a instalação de um polo da plataforma FIBRENAMICS em S. João da Madeira, oficializando assim a ligação entre estas duas entidades.

Esta iniciativa conjunta, formalizada no dia 22 de julho de 2015, tem como objetivo promover formação avançada, workshops temáticos e o desenvolvimento de projetos de I&D em co-promoção com o tecido empresarial da região nas diversas áreas de conhecimento da Universidade do Minho.

 

Plataforma internacional

A Fibrenamics é uma plataforma internacional multissectorial de desenvolvimento de materiais e produtos inovadores com base em fibra que nasceu no seio de um grupo de investigação da Universidade do Minho (UM) e que desenvolve a sua atividade através da TecMinho – Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento que é uma das mais antigas estruturas universitárias de transferência de conhecimento em Portugal.

Em vésperas de completar 25 anos, a TecMinho expande, assim, o seu raio de ação para S. João da Madeira através da Fibrenamics, o que, nas palavras do seu diretor geral, Augusto Ferreira, é mais uma prova do excelente trabalho desta plataforma que “é um case study” de sucesso. Augusto Ferreira disse ainda que no quarto de século de existência da TecMinho “muita coisa mudou” e que hoje em dia “a inovação está a ser colocada no centro de atividade das empresas” e, por isso, este interface da UM tem “multiplicado de uma maneira extraordinária o número de colaborações com empresas”. Sobre esta nova parceria mostrou-se otimista, afirmando que “a Sanjotec é uma estrutura muito dinâmica”, estando convicto de que esta será “uma parceria feliz”.

 

“Sinergia muito importante”

Ricardo Oliveira Figueiredo, presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira, afirmou que esta “é uma sinergia muito importante” onde a Fibrenamics vai tirar partido da rede sensorial das empresas, ao passo que estas vão “beber do conhecimento” da plataforma, fazendo desta “uma parceria feliz”. O autarca afirmou convictamente que “em S. João da Madeira estão criadas as bases para uma nova economia, baseada no conhecimento” e que por isso mesmo tem a certeza de que a decisão da Fibrenamics de ter ali um pólo “foi acertada e será proveitosa para todos”, concluiu.

Depois da cerimónia protocolar decorreu ainda o workshop “Do Conhecimento ao Mercado – Moda”, na Oliva Creative Factory, que juntou mais de meia centena de pessoas que testemunharam o bem sucedido início da colaboração entre as duas instituições.

Com esta nova ligação deu-se assim mais um passo importante na criação de um ecossistema dinâmico de apoio ao tecido empresarial de S. João da Madeira e da Região, que terá certamente impacto nos próximos anos na nossa economia, em termos da criação de novos produtos/serviços, novos projetos empresariais e geração de mais emprego.

Se precisa de uma empresa de SEO para posicionar melhor o seu site? Contacte a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *