Uma enorme multidão de felgueirenses e de forasteiros acorreu à festa concelhia de S. Pedro, que teve quatro dias de muita animação, com música, fogo de artifício, flores, cor e outros atrativos. Entre os muitos pontos do programa, destacam-se o grandioso Cortejo de Flores, no dia do feriado municipal – que encheu por completo as ruas da cidade até à alameda do monte de Santa Quitéria, e o grande espetáculo musical Miguel Gameiro & Polo Norte, que muito encantou os milhares de pessoas que presenciaram o concerto.
As celebrações tiveram início na sexta-feira, com a abertura das tasquinhas e com o lançamento de foguetes. A entrega dos prémios do concurso “Pinta a Luz e a Solidariedade”, os espetáculos musicais “Vozes com talentos” (com artistas locais) e o “Master Jake” realizaram-se à noite.
As Marchas Populares, instituídas há anos em Felgueiras e que já são um êxito nas festas de verão – realizaram-se no sábado, à noite, na Alameda de Santa Quitéria. Depois, houve fogo de artifício, a Festa da Juventude – “S. Pedro sai à rua” – e animação com DJ’s (para os jovens).
O Festival de Folclore teve lugar na parte de tarde de domingo. A receção e a atuação das Bandas de Música de Felgueiras e da Lixa abrilhantaram o início da noitada. Seguiram-se o concerto de Miguel Gameiro & Polo Norte, a sessão de fogo de artifício, a Festa da Juventude – “S. Pedro sai à rua” – e animação com DJ’s.
O S. Pedro, no dia em que é venerado, acordou pelas 9h00, com o maravilhoso Cortejo das Flores, onde multidões incalculáveis de participantes de todas as freguesias do concelho “invadiram” a cidade, que culminou, pelas 12h00, com a celebração da missa na igreja de Santa Quitéria. As Bandas de Música de Felgueiras e da Lixa, na parte de tarde, voltaram a alegrar a festa, com atuação nos coretos. As celebrações em honra ao primeiro Papa da Cristandade encerraram com a Solene Procissão, pelas 17h00.
Durante estes quatro dias, a autarquia disponibilizou transporte gratuito “Vaivém” desde o centro da cidade ao monte de Santa Quitéria.