As mais recentes tendências nas técnicas, nas tecnologias e no consumo dão o mote para uma série de seis conferências que emprestarão um redobrado dinamismo ao programa de atividades complementares do expoMECÂNICA – 2.º Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto, cuja organização, a cargo da KiKai Eventos, mobilizou cerca de 141 operadores económicos do pós-venda automóvel nacional e espera receber cerca de 15 mil visitantes profissionais no Pavilhão 6 e galerias adjacentes da EXPONOR – Feira Internacional do Porto, de 5 a 7 de junho próximos (ver todos os pormenores em www.expomecanica.pt).
Os automóveis híbridos e elétricos, a viatura on-line, a oficina em contexto web, os veículos sem condutor e as novidades do multimédia e do infotainment fazem parte da meia dúzia de temas que, âmbito da Campanha Oficina Auto 2020, o “Jornal das Oficinas” colocará durante três dias no foco das atenções, no stand que a publicação especializada terá montado na feira.
Mas a iniciativa é apenas uma entre as cerca de 40 que rechearão o certame, e que servirá inclusivamente para as quatro associações que o apoiam fazer o balanço da atual condição do aftermarket automóvel nacional e debater com os principais operadores do mercado as questões de maior atualidade.
Associações tomam pulso ao setor
Uma delas tem a Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel (ANECRA) como dínamo e, no contexto do 11.º Encontro Nacional da Reparação Automóvel, subordinado ao tema “Enfrentar o Presente e Preparar o Futuro”, promoverá a análise da atual condição do setor, abordando igualmente o “tema quente” da economia paralela que afeta o tecido empresarial, entre outros assuntos. A jornada de trabalho e debate está prevista para sábado (dia 6), a partir das 9 horas, no Centro de Congressos e Negócios da EXPONOR.
A redução de custos nas oficinas, num momento em que se perspetiva uma recuperação lenta na atividade económica setorial, é outro dos dossiês do momento, e dar-lhe-á expressão a “Turbo Oficina”. A revista convidou diversos protagonistas para abordar a temática sob vários ângulos, na tribuna montada especificamente para o efeito, no Auditório A4, também no sábado, das 9 às 13 horas.
A Divisão de Peças e Acessórios Independentes da Associação Automóvel de Portugal, por seu lado, realizará diariamente, no seu stand, inúmeras sessões informativas, tendo por base as questões ambientais, o novo quadro comunitário de apoio e as garantias do serviço pós-venda. E a Associação Nacional do Ramo Automóvel desenvolverá durante a feira esforço idêntico para os seus associados.
Pit Stop anima “Oficina em Movimento”
Mais do que palavras, o expoMECÂNICA transporta em si a ação que, segundo a sua massa de empresas e entidades expositoras, o faz já o principal evento agregador de negócios do pós-venda automóvel luso. Nesse sentido, uma das atividades de maior dinamismo transformará a Galeria mais bonita da Feira Internacional do Porto (a 6, logo à entrada) numa “Oficina em Movimento by Turbo Oficina”.
Trata-se de uma simulação in loco – e ao vivo – do funcionamento de uma oficina para serviços rápidos, e de alta qualidade e eficiência, com a participação de uma vintena de expositores (Alidata, Altaroda, ASG – Sage, Cetrus, Cometil, Conversa de Mãos, Coniex, Domingos & Morgado, Escape Forte, Eticadata, Eurocofema, Express Glass, Ferrol 2, Gonçalteam, Inforap, Infortrónica, Leatronic, Lusilectra, M.F Pinto, Tecniverca e Würth), marcas e soluções mais recentes.
Em demonstração estarão as áreas de software oficinal, diagnóstico e check-up, climatização/segurança e conforto, alinhamento de direção/montagem de pneus, reparação de motores, reparação de caixas manuais/automáticas, serviços gerais, reparação de vidros e reciclagem, sob coordenação do Centro de Formação Profissional da Reparação Automóvel e colaboração dos seus formandos.
O “Pit Stop” será um dos passatempos que emprestará uma animação redobrada ao local, e premiará todos os dias a pessoa que mais rápido mudar os pneus do automóvel.
Espaço de Demonstração recebe 20 iniciativas
e nova associação “nasce” na feira
O “DEMOTEC by Schaeffler – Espaço de Demonstração”, por sua vez, receberá cerca de 20 iniciativas de empresas, que aproveitam o ensejo para lançar novidades e apresentar equipamentos e serviços.
E porque o expoMECÂNICA é, no fundo, a grande montra do aftermarket automóvel português, a mostra foi o palco escolhido para a apresentação oficial da mais recente instituição direcionada para o setor: a Associação Nacional de Profissionais e Empresas do Ramo Automóvel (ANPERE).
O seu lançamento ocorrerá às 16 horas do dia inaugural (5) da exposição, no Centro de Congressos e Negócios da EXPONOR.
Estreado em 2014, o expoMECÂNICA – Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto cresceu este ano 34% em número de expositores e 57% em área (estende-se por um total de 11.000 metros quadrados, aproximadamente).
A síntese do evento:
expoMECÂNICA 2015 – 2.º Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto
Organização: KiKai Eventos
Data: de 5 a 7 de junho de 2015
Local: EXPONOR – Feira Internacional do Porto, Pavilhão 6
Horário: das 10:00 às 20:00, nos dias 5 e 6 (sexta-feira e sábado); e das 10:00 às 19:00, no dia 7 (domingo)
Em exposição: peças auto; ferramentas; pneus; equipamentos para teste; oficinas mecânicas e elétricas; estações de serviços e de lavagem de carros; combustíveis; lubrificantes e aditivos; tintas e vernizes; ceras e materiais de limpeza; funilaria e pintura; tecnologia, equipamentos, produtos e serviços para a indústria automóvel; concessionários; entidades sectoriais; e publicações especializadas
Perfil do visitante: O expoMECÂNICA é um salão profissional. O acesso faz-se mediante convite e os profissionais devem credenciar-se antes da sua visita. É interdita a entrada a menores de 14 anos.
Apoios: Associação Nacional do Ramo Automóvel (ARAN), Centro de Formação Profissional da Reparação Automóvel (CEPRA), Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel (ANECRA), Associação Automóvel de Portugal (ACAP), Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM)
Media partners: Turbo Oficina, Turbo Oficina Pesados, Turbo Oficina Pneus, Jornal das Oficinas, Revista dos Pneus, Vida Económica – Suplemento da ARAN, Revista da ANECRA, Transportes em Revista, Revista Eurotransporte, Jornal dos Transportes
Se precisa de Agência de branding pode falar com a Livetech