A distância de quase 1400 quilómetros que separa a cidade de Lamego e a municipalidade francesa de Bouchemaine parece cada vez mais curta. Tendo como pano de fundo a cooperação europeia, a sociedade civil dos dois municípios está a acelerar o desenvolvimento de projetos comuns nas áreas da cultura, juventude, educação e desporto com a missão de construir uma relação duradoira. Agora, a Associação de Geminação Lamego-Bouchemaine, em parceria com a sua congénere francesa, lança o primeiro concurso de fotografia que nasce para aproximar e fortalecer a ligação entre as regiões do Douro e de Maine et Loire. A iniciativa, dirigida a fotógrafos amadores e profissionais, pretende potenciar através da imagem fotográfica a divulgação e valorização dos dois municípios nas vertentes do património humano, arquitetónico, cultural, paisagístico, histórico e industrial.
Os critérios que presidem à avaliação dos trabalhos vencedores são a técnica, a criatividade e a qualidade e adequação do conjunto ao âmbito do concurso. De modo a dar visibilidade ao talento dos participantes e potenciar a sua aprendizagem, será organizada em Lamego uma exposição destes trabalhos, durante a realização das Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios. Para mais tarde, no outono, será promovida uma iniciativa idêntica em Bouchemaine. As fotografias devem ser submetidas a concurso até 29 de maio e enviadas por carta para o Posto de Turismo de Lamego. O regulamento geral pode ser consultado em www.cm-lamego.pt
Recorde-se que o acordo de geminação que une os destinos de Lamego e Bouchemaine foi celebrado em abril de 2012. Esta aproximação é justificada pela existência de vários elementos em comum nos seus territórios: estão situados nas margens de um grande rio (Douro e Loire), inserem-se em regiões inscritas na lista do património mundial da UNESCO, possuem uma cultura e prática social e de comunidade forte e, não menos importante, a cultura do vinho domina a sua paisagem natural.
Se precisa de Empresa de desenvolvimento de web pode ver a Livetech