Portal SIG de Arraiolos único aberto do Alentejo

Date:

portalSIG-639pO município de Arraiolos acaba de disponibilizar ao público em geral o seu portal SIG de informação geográfica, caso único de livre acesso em todo o Alentejo..

Trata-se de um projeto de Sistemas de Informação Geográfica (SIG), elaborado pela própria autarquia, através de recursos humanos próprios e com recurso, exclusivo, a software de código aberto e gratuito/free and open source software – caso singular entre os 59 municípios que compõem a Região Alentejo (leia-se NUTS II).

O portal tem como objetivo disponibilizar, ao público em geral, um leque diversificado de informação geográfica, baseada em cartografia digital e em documentação alfanumérica complementar, nomeadamente sobre alguns aspetos biofísicos e sociais do Concelho de Arraiolos.

O sistema encontra-se munido de algumas ferramentas inerentes ao âmbito SIG, as quais permitem ao utilizador um nível básico de análise espacial, de localização e de enquadramento territorial nos Instrumentos de Gestão Territorial (IGT’s) do Município de Arraiolos – em particular no contexto do seu Plano Diretor Municipal (PDM) -, constituindo-se, simultaneamente, como uma  plataforma de participação interativa dos cidadãos nos processos de criação ou revisão dos IGT’s ou de outros planos municipais.

Disponível em: http://sig.municipioarraiolos.pt

1 COMENTÁRIO

  1. Como a falta de de informação poderá desinformar e/ou como o querer acrescentar um ponto poderá deturpar o conto…

    “Portal SIG de Arraiolos é o único aberto do Alentejo”
    A notícia dada desta forma parece querer dar a entender que o portal referenciado é o único portal SIG existente/aberto/de disponível acesso no Alentejo.
    Existem vários portais SIG no Alentejo, todos de livre acesso (abertos). O que é, sobretudo e de facto, aberto é o software utilizado (open source) – e é isto que faz (ou deveria fazer) a singularidade do projecto, do evento.

    Talvez, então, fosse mais correto: Portal SIG [do Município] de Arraiolos [-] único [com software] aberto [n]o Alentejo

    “O município de Arraiolos acaba de disponibilizar ao público em geral o seu portal SIG de informação geográfica, caso único de livre acesso em todo o Alentejo.”

    Para além da deturpação já referida, a qual pode susceptibilizar algumas entidades, autarquias e comunidades intermunicipais, apresenta-se ainda a redundância de “portal SIG de informação geográfica” – uma vez que SIG significa Sistemas de Informação Geográfica.

    Tudo isto, lamentavelmente, me transmite uma sensação de falta de profissionalismo…

    Cumprimentos,
    José Macau

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Lumen Vocis Ensemble Coral apresenta concerto “Das trevas à luz” na Branca

O Lumen Vocis Ensemble Coral apresenta no próximo 25...

Vila Nova de Gaia promove ações de sensibilização sobre o impacto dos ecrãs na saúde e educação

O projeto «Crescer Curioso», desenvolvido pela Mirabilis, vai percorrer...

Equipa da Ferreira de Castro conquista 3.º lugar na final da Game Jam: Fab Games

A equipa Log Bait, do Agrupamento de Escolas Ferreira...

Feira da Foda 2025: Monção celebra a tradição gastronómica com grande festa

A vila de Monção prepara-se para receber mais uma...