“Celorico de Basto ganhou um colorido especial num certame em que a Camélia é rainha”
A Festa Internacional das Camélias teve lugar em Celorico de Basto no arranque da Primavera. Foi um fim-de-semana cheio de atividades com a presença de milhares de pessoas no Parque de Exposições da Quinta do Prado e pelos diferentes pontos de interesse de Celorico de Basto.
De 20 a 22 de março Celorico de Basto encheu-se de cor e alegria fruto do empenho de toda a população. Os celoricenses ornamentaram a sua terra com camélias e transformaram-na num verdadeiro jardim florido, demonstrando a sensação de pertença e de que a atividade só faz sentido com a participação de todos os Celoricenses. “Temos um concelho muito colorido com camélias o que dá um toque especial ao certame. A nossa comunidade está cada vez mais participativa aliás, esta festa só faz sentido com a participação de todos”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva.
O autarca, presente nas ações promovidas ao longo dos três dias de festividades destacou o evento como uma iniciativa de referência cultural e turística. “Esta iniciativa, que valoriza o património natural do concelho, afirma-se ano após ano como uma imagem de marca de referência nacional e internacional. Uma festa feita para todos e na qual todos podem participar, quer em associações, entidades ou pessoas individuais, na realização das diferentes atividades promovidas. A Camélia mostrou-se, durante os três dias do certame, o centro de todas as atenções com milhares de pessoas a passarem pelo concelho para ver e rever a beleza da flor.”
O edil disse ainda, tratar-se de uma iniciativa amplamente promovida em diferentes plataformas e uma mais-valia para a economia local. “Milhares de pessoas passaram por Celorico de Basto durante o certame fruto de uma ampla promoção que de forma direta tem trazido o seu retorno com a valorização do comércio e turismo. Um evento que se vai afirmando com o passar dos anos e que é, por si só e fruto de um trabalho de parceria, uma mais-valia para a economia local”.
As festividades tiveram um programa vasto com a abertura a decorrer na sexta-feira com a Mostra de Vinho Verde, Petiscos & Doces de Camélias. No sábado o destaque incidiu na abertura da exposição/concurso de Camélias com 31 mesas com diferentes espécimes de camélias e arranjos florais. Os premiados dos diferentes cultivares foram: para camélia de origem portuguesa, Viveiros Mário Mota, V.N de Gaia; para camélia japónica de Flor Vermelha, Ramona Torrado Lorenzo, Espanha, para Camélia Japónica de Flor Branca, Casa do Souto – Seidões; para camélia japónica de cor rosada, Viveiro das Camélias de Penafiel; camélia japónica de cor rajada – António S. Assunção, Sto. Tirso, para camélia reticulada, Abílio Bastos de Celorico de Basto, para outros espécies ou híbridos do género camélia, Camélias de Basto, Turismo Rural. Relativamente à vertente do conjunto floral artístico os premiados foram 1º prémio para Restaurante Sabores da Quinta de Celorico de Basto, 2º prémio Associação Molares Com Vida e o 3º prémio para o Grupo de Cavaquinhos de Arnoia.
O Mercado voltou a ser um ponto de destaque com cameleiras, produtos derivados de camélias, como compotas e biscoitos de camélias, chá, e outros.
Destaque ainda para a exposição com cerca de 40 muros de camélias artisticamente trabalhados por coletividades, Juntas de Freguesia, IPSS, escolas do concelho e por particulares que se associaram à iniciativa, e para os espantalhos floridos elaborados pelos utentes do Projeto Celorico a Mexer, Escolas e Centros sociais, e também para os espantalhos floridos desenvolvidos pelo Celorico a Mexer e pelas IPSS´s do concelho.
A par de todas estas atividades realizou-se ainda a Visita a Jardins de Camélias um momento que permitiu apreciar a beleza e a autenticidades destes jardins, em que predominam as camélias talhadas e que se revelam verdadeiras obras de arte. Destaque também para as visitas à antiga villa de Basto meticulosamente ornamentada pelos moradores por forma a receber da melhor forma os visitantes incluindo-os no espirito da Festa Internacional das Camélias.
A abrilhantar o certame estiveram as montras, varandas e outros coloridos de camélias como cestas de vindima e estruturas em forma de camélia decoradas com camélias, trabalhos desenvolvidos pela população e economia local que transformaram Celorico de Basto um Jardim de Camélias.
Saliente-se ainda a animação musical protagonizada pelos Amigos das Tainadas.
No Domingo, o certame abriu as portas a todos os visitantes e foi abrilhantado pelo programa da SIC, Portugal em Festa, e uma série de iniciativas paralelas como o Desfile Temático protagonizado pelo Agrupamento de Escola, a Escola Profissional de Fermil, a Santa Casa da Misericórdia de Arnoia, a Associação de Solidariedade Social de Basto, e outras instituições locais. Destaque também para a atuação de mais de 300 bailarinos da Escola Pé de Dança que proporcionaram um momento de animação único.
Outras ações integraram o cartaz da XII Festa Internacional das Camélias como o Raid das Camélias, o workshop de Joalharia Artesanal e a VII Caminhada das Camélias.
Se precisa de empresa de marketing digital pode ver a Livetech