À semelhança dos anos anteriores, o programa de prevenção de comportamentos de risco: “Quem Manda Aqui”, promovido pela CPCJ de Vizela, tendo como responsáveis pela atividade, a representante do Ministério da Educação e Ciência, Conceição Ribeiro e o elemento cooptado, psicóloga Marta Araújo, percorreu os estabelecimentos de ensino, que abraçaram esta iniciativa, durante o mês de fevereiro.
A concretização e dinamização do programa contou com a colaboração das Forças de Segurança, designadamente da Secção de Programas Especiais da GNR – Escola Segura e da Equipa Cinotécnica, tendo a efetivação do programa abrangido uma sessão de esclarecimento, junto de um grupo de jovens, sobre a problemática do bullying, ciberbullying, bem como uma sessão de demonstração de despiste de drogas, pela equipa cinotécnica.
Este ano o programa teve como objetivo primordial criar espaços de reflexão que proporcionassem sensibilizar e alertar os jovens para as consequências legais e sociais do fenómeno e, paralelamente, promover nos alunos competências de gestão de comportamentos e assertividade, bem como escolhas e procedimentos responsáveis e saudáveis.
O programa iniciou no Agrupamento de Escolas de Infias, nos dias 5 e 11 de fevereiro, estendendo-se pelo Agrupamento de escolas de Vizela, nos dias 10 e 20 de fevereiro e pelo colégio de Vizela, nos dias 12 e 19 de fevereiro.
Pelo impacto e aceitação positiva que a implementação do programa tem tido junto da comunidade educativa, esta será uma iniciativa que se pretende manter, sendo o principal foco a proteção das crianças e jovens do concelho.
Se precisa de gestão de publicidade online pode ver a Livetech