Olhares noturnos sobre a zona histórica da Lourinhã estão em exposição.
Trata-se de uma mostra fotográfica da autoria de Tiago Picão de Oliveira, instalada num café e em dois restaurantes dessa zona, baseada numa mostra documental que esteve patente no âmbito das Jornadas Europeias do Património na Biblioteca Municipal da Lourinhã.
Segundo o crítico de arte Fernando Bessa, nas fotografias que compõe essa intervenção artística “ Tiago Picão de Oliveira mostra-nos a sua (já) mestria numa plêiade de belíssimos noturnos, que refletem um vasto acervo de influências (sem que retirem a originalidade evidente de retratos) nomeadamente o maravilhoso sul-americano, o fantástico ocidental ou o surrealismo suave.
Mergulhando no(s) mistério(s) da noite, o artista conduz-nos pelos caminhos pós-vertinos quando a tranquilidade se sobrepõe ao bulício, sem que tal deixe de manifestar a perene consistência do(s) panorama(s) noturno(s) grávido(s) de mágico e misterioso capaz e (conseguido) de nos conduzir pelo ventre do objetivo fotografado.
O seu aparente impressionismo só o é sem o ser, ou seja, no palpável jogo do retrato e do retratado sobressai, não o objeto sólido mas, antes, a essência do fotógrafo manifestada pelo “mediunidade” do suporte.
Por assim dizer, a fotografia de Tiago Picão de Oliveira é marcada pela sensibilidade espiritual de quem alimenta cada foto com cumplicidade generosa, gosto apurado, técnica perfeita, e amor pelo objeto retatato, fazendo sobressair, desse modo, o cerne do destinatário com alma e mão de artista, como que afastando o figurativo para nele imprimir a alma do criador.
A beleza plástica das fotos de Tiago Picão de Oliveira, e a sua luminosidade clara remete-nos, enfim, para as palavras doutas do poeta: «Só quem vem das (…) noites escuras / pode amar assim o imenso mundo do sol!» (Casais Monteiro).
Lágrimas de “sol” fulgente que derramam da noite intensa! Ou, dito de outra forma, o vento de uma fotografia pode, como é o caso, abanar todas as árvores!”.
A exposição “A Noite – Olhares sobre a Zona Histórica da Lourinhã”, instalada na época natalícia, também para se associar à mesma, está patente por tempo indeterminado no café Belmar, no café Nicola e no restaurante “Os Ribeiros” (antigo “Daniel dos Frangos”).
Está previsto futuramente a renovação das fotografias desta intervenção artística que pretende abordar “o outro lado” de lugares que marcaram a vivência do autor das mesmas, as quais apresentam perspetivas originais de objetos visuais comuns aos lourinhanenses, e abordam a “poética da noite”.