O Arquivo Histórico Municipal António Rosa Mendes recebe, no dia 23 de janeiro, a primeira sessão da II edição das Jornadas de História do Baixo Guadiana.
As jornadas estão divididas em três sessões durante as quais investigadores de diferentes áreas historiográficas irão partilhar com o público temas subordinados à história do Baixo Guadiana, onde o Grande Rio do Sul assume um papel central.
O primeiro encontro realiza-se no dia 23 de janeiro, às 9h30, e traz a debate o tema das «Ordens Militares em Castro Marim durante Idade Média», numa palestra conduzida por Luís Filipe Oliveira, da Universidade do Algarve.
A sessão inaugural irá ainda abordar a questão da «Emigração Andaluza para Vila Real de Santo António, Monte Gordo e Loulé (1800-1950)», apresentação que será conduzida por João Romero Chagas Aleixo, da Universidade Nova de Lisboa.
À tarde, a partir das 14h00, as jornadas reservam uma visita a Cacela Velha, guiada pelo coordenador da Divisão de Cultura e Património Histórico da Câmara Municipal de VRSA, Miguel Godinho.
As Jornadas de História do Baixo Guadiana são organizadas pela Câmara Municipal de Vila Real de Santo António / Arquivo Histórico Municipal António Rosa Mendes e contam, entre outros oradores, com a colaboração de investigadores, docentes universitários, técnicos do património, editores, entre outros.
Estão inseridas na programação cultural da Eurocidade do Guadiana, projeto que envolve os municípios fronteiriços de VRSA, Castro Marim e Ayamonte e tem como missão a partilha de equipamentos e a realização de eventos comuns em ambos os lados da fronteira.
As próximas sessões das jornadas estão agendadas para os dias 20 de março e 8 de maio. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição através do email arquivomunicipal@cm-vrsa.pt.
Se precisa de empresas de web design pode consultar a Livetech