Na terça-feira 6 de janeiro, Dia de Reis, o Centro Histórico de Palmela é palco, pelo vigésimo ano consecutivo, do ritual das Janeiras, que encerra a quadra festiva reunindo a comunidade e muitos visitantes nas ruas da vila.
O percurso tem início às 21 horas, junto aos Paços do Concelho, e conta com várias paragens, até ao Largo de S. João, onde se dá a atuação final. Participam, nesta edição, a Sociedade Filarmónica Humanitária, a Sociedade Filarmónica Palmelense “Loureiros”, o Grupo Coral “Ausentes do Alentejo”, o Centro Social de Palmela, o Grupo 40 de Palmela da Associação de Escoteiros de Portugal, o Grupo “As Avózinhas”, o Grupo de Cantares Modalentejo e o Grupo das Férias Culturais Passos e Compassos. A noite termina com um momento de convívio, aberto a todos os interessados.
Este ritual popular, tão característico do Centro Histórico e motivo de atração turística, foi retomado pela Câmara Municipal de Palmela em 1995, numa organização conjunta com o Movimento Associativo local, e conquistou o seu lugar no calendário cultural da região.