Reguengos de Monsaraz vai ser a Cidade Europeia do Vinho 2015. A decisão foi tomada esta tarde na Assembleia Geral da RECEVIN – Rede Europeia das Cidades do Vinho, que se realizou em Jerez de la Frontera (Espanha), que é a Cidade Europeia do Vinho 2014.
A deliberação do júri aconteceu à segunda volta, após o empate de duas candidaturas na primeira volta. Para além de Reguengos de Monsaraz, que tem como parceiros os municípios de Évora e de Elvas, a autarquia de Cantanhede (parceiras as autarquias da Mealhada, Águeda, Anadia e Oliveira do Bairro) candidatou a região da Bairrada, enquanto os municípios de Melgaço e de Monção propuseram a região dos vinhos verdes Alvarinho.
José Calixto, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, que esteve acompanhado em Espanha pelo Presidente da Turismo do Alentejo, Ceia da Silva, e pelo Presidente da CARMIM, Miguel Feijão, afirma que “é uma enorme honra e um sentimento de missão cumprida pois foi a mais competitiva luta pela organização da Cidade Europeia do Vinho desde que existe este evento, pelo que devo manifestar uma palavra de apreço e de agradecimento a todos os colegas das outras candidaturas que pela sua elevada qualidade dignificaram ainda mais a vitória de Reguengos de Monsaraz”. O autarca considera que “agora teremos uma grande responsabilidade de fazermos uma boa programação durante o ano, pois esta distinção europeia será muito importante para a promoção dos vinhos de Reguengos de Monsaraz e de todo a região, mas também para a divulgação turística do Alentejo”.
A candidatura de Reguengos de Monsaraz apresentou como pontos mais relevantes a realização de eventos como a Gala anual da Cidade Europeia do Vinho, o Congresso Internacional da Vinha e do Vinho, o Congresso Internacional das Polifonias, o Encontro Europeu de Confrarias Enogastronómicas, Mercado Esporão Slow Food Alentejo, estágio para jovens viticultores europeus com seminários dirigidos por especialistas e visitas a produtores de vinho da região, presença na loja da ANA – Aeroportos de Portugal e ações de promoção nos aeroportos nacionais, participação na Bolsa de Turismo de Lisboa e a instalação do espaço “Vinho com Arte” no Palácio Rojão, para exposição, promoção, venda e provas de vinhos do concelho.
No âmbito da Cidade Europeia do Vinho 2015 vão também ser organizadas observações astronómicas com provas de vinhos, colheita noturna de uvas para a criação de um vinho comemorativo, provas temáticas de vinhos e jantares enogastronómicos, entre outras. Na área da promoção internacional, Reguengos de Monsaraz pretende estar presente na ExpoVinis Brasil, ForumVini Munique, London Wine Fair, Congresso Europeu de Confrarias Enogastronómicas (Bélgica), Assembleia Geral da Retecork (Itália) e no Parlamento Europeu. A autarquia vai ainda colocar nova sinalização turística para os enoturismos e produtores de vinho do concelho.
Se precisa de gestão de redes sociais pode ver a Livetech